Leia o texto a seguir:
“Um dos primeiros trabalhos científicos que tentaram provar que a vida só poderia surgir a partir de um ser vivo preexistente foi o de Francesco Redi (1626-1697). Esse médico italiano foi responsável por iniciar os estudos que levaram à comprovação da teoria da biogênese.
Em meados do século XVII, muitas pessoas acreditavam que larvas e vermes surgiam a partir de carne em putrefação. Redi acreditava que essas larvas, na realidade, eram estágios iniciais do ciclo de vida de moscas e começou a realizar trabalhos para confirmar tal fato.
Para provar sua teoria, Redi colocou animais mortos em um frasco, cobrindo-os com uma gaze fina, e deixou outros frascos abertos, permitindo, assim, a entrada e saída das moscas. Ele tinha, portanto, um experimento perfeito, que seguia à risca o método científico.
Depois de algum tempo, Redi percebeu que, nos frascos que estavam fechados, não apareceu nenhuma larva, diferentemente dos que estavam abertos. Sendo assim, ele conseguiu provar que as larvas não surgiam a partir da carne em putrefação, e sim das moscas que botavam ovos na carne.”
Disponível em: https://www.biologianet.com/origem-universo-vida/experimento-redi.htm
No experimento descrito acima, Redi foi capaz de observar o caso particular da carne exposta em diferentes condições e concluir que em nenhum caso as larvas não surgiam da carne, mas sim, dos ovos das moscas. Sobre o método utilizado por Redi e a explicação descrita pelo texto, podemos afirmar que:
A) Redi utiliza o método dedutivo, partindo do caso geral, que é a abiogênese, para concluir de maneira lógica o caso específico, que é a impossibilidade de nascer vida apenas naquela carne.
B) Redi utiliza a explicação probabilística, pois destaca a pequena possibilidade de surgir vida da carne mesmo nos frascos fechados, aceitando parcialmente a abiogênese.
C) Redi explica através da forma dedutiva-nomológica o cenário exposto no texto, concluindo que a lógica geral da abiogênese é válida para todos os experimentos com a carne.
D) Redi utiliza o método indutivo, pois observa a carne em condições diferentes e parte de um caso particular para tomar uma conclusão geral, provando a impossibilidade de surgir vida de qualquer matéria sem vida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
(D)
Explicação:
No Método Indutivo a hipótese é testada a partir de uma série de etapas e experimentos controlados para chegar a determinada conclusão.
As principais etapas do método indutivo são: observação de um fato; formulação de um problema ou uma “pergunta” para algo que precisa ser explicado; elaboração de hipóteses ou respostas possíveis para o problema levantado; realização de experimentos para testar a hipótese ou as diferentes hipóteses; análise dos resultados seguida de conclusão a partir dos dados coletados.
Perguntas interessantes