Filosofia, perguntado por hannazinha4122, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir. Tudo isso ela [Diotima] me ensinava, quando sobre as questões de amor [eros] discorria, e uma vez ela me perguntou: – que pensas, ó Sócrates, ser o motivo desse amor e desse desejo? A natureza mortal procura, na medida do possível, ser sempre e ficar imortal. E ela só pode ser assim, através da geração, porque sempre deixa um outro ser novo em lugar do velho; pois é nisso que se diz que cada espécie animal vive e é a mesma. É em virtude da imortalidade que todo ser esse zelo e esse amor acompanham. Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o amor em Platão, assinale a alternativa correta. a) A inspiração humana da procriação, inspirada por Eros, restringe-se ao corpo e à busca da beleza física b) O eros limita-se a provocar os instintos irrefletidos e vulgares, uma vez que atende à mera satisfação dos apetites sensuais. c) O ros físico representa a vontade de conservação da espécie, e o espiritual, a ânsia de eternização por obras que perdurarao na memória. d) O ser humano é idêntico e constante nas diversas fases da vida, por isso sua identidade iguala-se à dos deuses. e) Os seres humanos, como criação dos deuses, seguem a lei dos seres infinitos, o que lhes permite eternidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
134

Olá!



A alternativa C está correta.


Partindo deste ponto, vemos que para Platão as essências das coisas têm existência real e independente dela, constituindo as ideias puras ou arquétipos.


Deste modo, o amor platônico se assemelha ao corpo e a sensação de não transmissão desse sentimento, geralmente envolto em indivíduos mais introspectivos, tendo a dificuldade de mostrar sua essência, porém, amando as externalidades da pessoa admirada.



Até mais!

Respondido por yuya2020
17

Resposta:

letra C)O eros físico representa a vontade de conservação da espécie, e o espiritual, a ânsia de eternização por obras que perdurarao na memória.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes