Leia o texto a seguir. Trabalhadores do Brasil Como uma ilha entre as pessoas que se comprimiam no abrigo de bonde, o homem mantinha-se concentrado no seu serviço. Era especialista em colorir retrato e fazia caricatura em cinco minutos. No momento ele retocava uma foto de Getúlio Vargas, que mostrava um dos melhores sorrisos do presidente morto. O homem estava sentado num tamborete rústico, com os joelhos cruzados e a cabeça baixa. À sua direita havia uma mesinha de desarmar, entulhada de lápis de vários tipos e cores, folhas de papel em branco, borrachas, tesoura e um pouco de estopa. Havia ainda uma tabuleta em cima da pequena mesa, apoiando-se na pilastra onde estavam expostos seus trabalhos: fotografias coloridas de grandes personalidades e caricaturas também de grandes personalidades. Nem sequer a chegada do bonde fez o homem levantar a cabeça. Trabalhava variando de lápis calmamente, como se não tivesse nenhuma pressa ou mesmo não desejasse terminar o serviço. Getúlio na foto continuava sorrindo para o homem com um de seus melhores sorrisos. [...] PIROLI, Wander. Para gostar de ler – contos. 13. ed. São Paulo: Ática, 1998. p. 21-22. v. 9. (Fragmento) Observando as relações de sentido estabelecidas pelos conectores no texto, verifica-se que Escolha uma: a. o pronome que (linha 3), na oração “que mostrava um dos melhores sorrisos do presidente morto”, refere-se ao substantivo próprio Getúlio Vargas. b. o substantivo ilha (linha 1 do primeiro parágrafo) antecipa a informação de que o ambiente de trabalho da personagem é rústico, pouco industrializado. c. a oração iniciada pelo pronome que (linha 1), em “as pessoas que se comprimiam no abrigo do bonde”, retoma a palavra pessoas, generalizando o seu significado. d. a conjunção como (linhas 1 e 10), no primeiro e no último parágrafos do fragmento, liga a oração subordinada à principal, estabelecendo uma comparação. e. o pronome onde (linha 7), em “apoiando-se na pilastra onde estavam expostos seus trabalhos”, gera ambiguidade, pois retoma tanto pilastra quanto tabuleta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
150
Resposta:a conjunção, no primeiro e no último parágrafo do fragmento, liga a oração subordinada à principal, estabelecendo uma comparação.
matheusmormulma:
Certo!
Respondido por
10
A alternativa correta é dada pela letra D.
Na Língua Portuguesa, a Conjunção é uma classe de palavras que tem o objetivo de ligar uma oração a outra. No texto, a Conjunção Como é usada para ligar uma oração subordinada à principal. Ambas as orações devem possuir verbos.
No primeiro parágrafo (ideia de comparação) - reescrevendo a frase, ela ficará assim: o homem mantinha-se concentrado como uma ilha entre as pessoas que se comprimiam no abrigo de bonde (os termos sublinhados são os verbos necessários).
No último parágrafo (ideia de comparação) - a frase não variou, o que tornou a comparação mais facilitada. Desta forma, temos: Trabalhava variando de lápis calmamente, como se não tivesse nenhuma pressa (...).
Espero ter contribuído.
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás