Leia o texto a seguir Taxa de fumantes cai pela metade em São Paulo em 27 anos A fatia de moradores de São Paulo que fuma caiu pela metade em 27 anos, segundo aponta pesquisa Datafolha com 1.120 pessoas. Hoje, 21% da população em São Paulo fumam, contra 24% em 2008 e 40% em 1986. Já os ex-fumantes agora são 24%, contra 21% em 2008, superando o número de fumantes. Mas a cidade ainda tem proporção de tabagistas maior do que a taxa nacional, que é de 14,8%, de acordo com a pesquisa Vigitel (inquérito telefônico anual do Ministério da Saúde). As causas para a queda são as medidas de controle nas últimas décadas, segundo a cardiologista Jaqueline Issa, responsável pelo programa de tratamento de tabagismo do InCor (Instituto do Coração da USP). Ela cita a Lei Antifumo adotada no Estado de São Paulo em 2009, a proibição da publicidade de cigarros, a contrapropaganda nos maços, alertando para os malefícios do fumo, e a maior divulgação desses efeitos nocivos. "A população foi se educando. Os próprios fumantes sabem que faz mal e muitos passam a pensar em largar o cigarro por pressão social." Para Paula Johns, diretora-executiva da ONG ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), porém, é preciso continuar avançando, principalmente em âmbito federal. "Se não forem adotadas novas políticas, as antigas começam a ficar estagnadas. A lei nacional que proíbe o fumo em locais fechados foi aprovada em 2011, mas não foi regulamentada." (VERSOLATO, M. Taxa de fumantes cai pela metade em São Paulo em 27 anos. Folha de S. Paulo, 08 maio de 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 mai. 2013. Adaptado). Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir. I As quedas percentuais médias anuais de fumantes em São Paulo nos períodos de 1993 a 2008 e de 2008 a 2013 foram similares. II Medidas como a Lei Antifumo, a proibição da publicidade de cigarros, a contrapropaganda nos maços, alertando para os malefícios do fumo, e a divulgação desses efeitos nocivos têm caráter educativo e garantem a contínua queda do número de fumantes em São Paulo. III Visto que a população de São Paulo é menor do que a do Brasil, é incoerente afirmar que a proporção de fumantes em São Paulo é maior do que a média nacional brasileira. Está correto o que se afirma em A I, II e III. B I, somente. C II, somente. D III, somente. E I e II, somente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa correta é a C.
I – FALSA. A queda no percentual de 1993 a 2008 totalizou 9%, sendo bem superior aos 3% de queda entre os anos de 2008 e 2013.
II – VERDADEIRO. As campanhas de conscientização, além de alertas atrás dos próprios maços de cigarro tem tido efeito de educar a população por conscientizar que o cigarro faz mal.
III – FALSA. O cálculo é feito levando em consideração a proporcionalidade.
wilsonjr2wcoelho609:
Esta resposta esta errada :(
Respondido por
14
Resposta:
B
Explicação:
As quedas percentuais médias anuais de fumantes em São Paulo nos períodos de 1993 a 2008 e de 2008 a 2013 foram praticamente iguais.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Saúde,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás