Biologia, perguntado por peixinholoko45, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir sobre uma notícia a respeito do mal de Chagas e responda às questões que seguem.

Estudo com novo medicamento contra
doença de Chagas avança para segunda fase

Um possível novo medicamento contra a doença de Chagas começará uma segunda fase de testes com humanos na Bolívia, revelou uma equipe de pesquisadores nesta terça-feira no Congresso Internacional de Parasitologia, realizado no México. A pesquisa, que teve iniciativa da organização sem fins lucrativos Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), vai avaliar o fexinidazol, um dos compostos mais estudados em modelos experimentais para medicamentos contra a doença de Chagas.

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes do inseto barbeiro. Aumento do fígado, baço e coração são consequências da enfermidade, que pode causar arritmias fatais. Mais de 8 milhões de pessoas na América Latina estão infectadas com o protozoário, e apenas 1% tem acesso ao tratamento. No Brasil, calcula-se que a moléstia mate, anualmente, 6.000 pessoas. Os únicos medicamentos registrados são o benznidazol e o nifurtimox, que possuem vários efeitos colaterais e demandam um tratamento longo.

O estudo está sendo feito pelo método duplo-cego, utilizando-se placebo e fexinidazol no tratamento da doença em 140 pacientes infectados com o protozoário. Em uma primeira fase, os pesquisadores avaliaram os efeitos do fexinidazol em 114 voluntários saudáveis. Nesta segunda etapa, o grupo pretende determinar qual é a dosagem mais segura e eficaz do medicamento para combater o Trypanosoma cruzi. Os participantes serão medicados durante duas, quatro ou oito semanas.

“O fexinidazol é um ‘parente’ dos dois medicamentos atualmente disponíveis para a doença, mas dados sugerem que ele é mais bem tolerado e mais seguro que os outros”, diz a coautora do estudo, Isabela Ribeiro, médica responsável pelo Programa para a Doença de Chagas na DNDi. “Ele passou por testes de segurança e biodisponibilidade em voluntários sadios e está em estudos clínicos, também, para a doença do Sono e a leishmaniose.” Essa fase do estudo deve ser concluída em agosto de 2015, quando o remédio deverá ser testado em outros países.

Placebo – substância que não apresenta propriedades terapêuticas, isto é, que não leva à cura, a qual é ministrada a pessoas em testes sem que saibam que se trata desse tipo de substância.

a) Além das formas de transmissão apresentadas no texto da doença de Chagas, cite outra forma de transmissão.

b) Existe tratamento atualmente para a doença de Chagas? Como é feito? E a cura, existe?

c) A partir do texto, o que se pode entender a respeito do que se trata o método duplo-cego?

d) Na primeira etapa do teste com o medicamento fexinidazol, quantos voluntários receberam placebo?

e) Por que o medicamento fexinidazol não poderia ainda ser testado em outros países na época da reportagem?

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigobassi
39

Resposta:

a) Outra forma de transmissão da doença de Chagas é a partir de alimentos contaminados com as fezes ou com o próprio barbeiro, como por exemplo no caso de serem triturados na cana-de-açúcar durante o fazimento de caldo de cana, ou triturados no processo de produção do suco de açaí.

b) Há tratamento atualmente para a doença de Chagas com dois medicamentos que causam muitos efeitos colaterais e demandam longo tratamento: o benznidazol e o nifurtimox. Não existe cura para essa doença.

c) O texto diz que o método duplo-cego está sendo feito com placebo, ou seja, uma substância inócua, e com o medicamento a ser testado, portanto nesse tipo de método se testam o medicamento e uma substância que não tem fim terapêutico sem que o paciente saiba qual das substâncias está recebendo.

d) Foram 26 os voluntários que devem ter recebido placebo, pois dos 140 pacientes infectados, os efeitos do fexinidazol foi avaliado em 114 voluntários saudáveis, restando 26 que devem ter recebido o placebo.

e) Para o fexinidazol ser testado em outros países, ele ainda deveria passar por uma segunda etapa de testes para determinar qual é a dosagem mais segura e eficaz do medicamento.

Explicação:

Perguntas interessantes