Leia o texto a seguir, sobre o pensamento de Tomás de Aquino, para responder ao que se pede:
A primeira dificuldade básica que a teologia encontra no que se refere ao estudo racionalista é que seria a única ciência que trata de algo que ninguém sabe se existe ou não. Naturalmente, São Tomás de Aquino não tinha a menor dúvida quanto à existência de Deus, mas sabia racionalmente que para alguém que não tivesse fé ela poderia surgir. Então ele elege o lado da fé e de sua crença em não discutir sobre Deus. Mas, quando atua como filósofo, compreende a rejeição dos que põem em dúvida a existência de Deus e se esforça racionalmente para provar sua existência. SAVATER, Fernando. São Tomás de Aquino, o filósofo da fé. In: A aventura do pensamento. Porto Alegre: L&PM, 2015. p. 46. Sobre teologia e filosofia no pensamento de Tomás de Aquino, assinale a resposta correta.
a) Enquanto a primeira rejeita as verdades da fé, a segunda aceita -as porque a razão é um dom divino concedido aos seres humanos.
b) Enquanto a primeira aceita as verdades da fé, a segunda exige argumentos racionais para provar essas verdades.
c) Enquanto a primeira busca argumentos racionais para provar as verdades da fé, a segunda aceita essas verdades como um dom divino concedido aos seres humanos.
d) Enquanto a primeira aceita as verdades da fé, a segunda as rejeita por não terem provas racionais que as comprovem. e) Enquanto a primeira rejeita as verdades da fé, a segunda busca provar que essas verdades existem como revelação divina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
b
Explicação:
Tomás de Aquino não tem dúvida da existência de Deus.
E se esforça racialmente pra provar sua existência.
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás