Leia o texto a seguir sobre o mercado de tênis para responder a questão:
MERCADO DE TÊNIS
O mercado de tênis pode ser classificado como uma concorrência monopolista em que há: muitos produtores; muitos compradores; e diferenciação de bens conforme o nicho de mercado. Assim, algumas empresas, ou marcas, se destacam como a Asics, a Adidas, a Mizuno, a Nike, a Fila, a New Balance, a Puma, a Reebok, entre outras. As firmas que produzem os tênis para estas marcas decidem empregar os seus fatores de produção em linhas de corrida ou de passeio, por exemplo, e isto pode ser ilustrado pela Curva de Possibilidade de Produção (CPP ou FPP). Observe no gráfico da CPP a seguir, que, em pleno emprego, o aumento da produção de tênis de passeio, implica na redução da produção de tênis de corrida.
Soluções para a tarefa
Observando o gráfico da CPP que, em pleno emprego, o aumento da produção de tênis de passeio, implica na redução da produção de tênis de corrida, se consideramos que uma unidade de tênis é um par, é possível afirmar que:
O custo de oportunidade de produzir 20.000 unidades de tênis de passeio é deixar de produzir 5.000 unidades de tênis de corrida.
Isso pode ser observado na gráfica, quando se faz o corte da capacidade ociosa, sendo que para uma produção de 15.000 unidades tênis de corrida, haverá uma produção de 20.000 unidades de tênis de passeio, por tanto, se reduz a produção de tênis de corrida para elevar o custo de oportunidade de produzir maior quantidade de tênis de passeio.
Resposta:
O custo de oportunidade de produzir 20.000 unidades de tênis de passeio é deixar de produzir 5.000 unidades de tênis de corrida.
Explicação:
Se você pegar 20.000 tênis de passeio e subtrair por 15.000 tênis de corrida que passarão a ser produzidos, você notará uma queda de 5.000 em sua produção