História, perguntado por Israelsousaa, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir sobre o conceito de “indústria cultural".

Indústria cultural é a produção e disseminação de produtos culturais para o consumo em massa, ou seja, o consumo de um grande número de pessoas em diferentes lugares, independentemente das particularidades culturais. Tal produção é realizada em geral pelos meios de comunicação e está interligada à atividade industrial propriamente dita. Jornais, revistas periódicas, programas de TV, livros, revistas em quadrinhos, músicas, filmes são exemplos de produtos culturais que passaram a fazer parte da sociedade de consumo, surgida nas primeiras décadas do século |XXj. Nesse momento, os Estados Unidos apareceram como principal produtor e divulgador do que ficou conhecido como "cultura de massa”. [...] De início essa cultura era constituída por produtos feitos especificamente pelos meios de comunicação para o grande público, como o romance de folhetim, o teatro de revista, a opereta, o cartaz. A indústria cultural surgiu com a industrialização, com os primeiros jornais de grande tiragem, e logo gerou a cultura de massa, que se instalou apenas quando já existia a sociedade de consumo.
Foi na segunda metade do século XIX, com o avanço do capitalismo liberal, que se consolidaram as duas condições fundamentais para a existência da indústria cultural: a economia de mercado e a sociedade de consumo. Os bens culturais, que antes tinham apenas valor de uso, passaram a ser produzidos para uma sociedade de mercado, adquirindo um novo caráter, o valor de troca, como qualquer outro objeto. Essa nova concepção de cultura como coisa a ser trocada no mercado denomina-se “reificação” (coisificação). Mas foi só no século XX que se consolidou a cultura de massa, a produção de bens culturais para o consumo de um grande público.
a) Explique o significado do conceito de indústria cultural, apontando a sua relação com o conceito de cultura de massa.
b) Qual a relação entre industrialização e indústria cultural?
c) De que forma as condições criadas pelo sistema capitalista liberal permitiram o surgimento da indústria cultural?

Soluções para a tarefa

Respondido por cavalomitologipdu1ll
35
a-Indústria cultural é a produção e disseminação de produtos culturais para o consumo em massa.

b-Tal produção é realizada em geral pelos meios de comunicação e está interligada à atividade industrial propriamente dita. A indústria cultural surgiu com a industrialização, com os primeiros jornais de grande tiragem, e logo gerou a cultura de massa, que se instalou apenas quando já existia a sociedade de consumo.

c-Foi na segunda metade do século XIX, com o avanço do capitalismo liberal, que se consolidaram as duas condições fundamentais para a existência da indústria cultural: a economia de mercado e a sociedade de consumo. Os bens culturais, que antes tinham apenas valor de uso, passaram a ser produzidos para uma sociedade de mercado, adquirindo um novo caráter, o valor de troca, como qualquer outro objeto. Essa nova concepção de cultura como coisa a ser trocada no mercado denomina-se “reificação” (coisificação).
Perguntas interessantes