Leia o texto a seguir sobre direitos humanos:
“Torna-se (...) insuficiente tratar o indivíduo de forma genérica, geral e abstrata. Faz-se necessária a especificaçåo do sujeito de direito, que passa a ser visto em suas peculiaridades e particularidades. Nessa ótica, determinados sujeitos de direitos, ou determinadas violações de direitos, exigem uma resposta específica e diferenciada. Isto é, na esfera internacional, se uma primeira vertente de instrumentos internacionais nasce com a vocação de proporcionar uma proteção geral, genérica e abstrata, refletindo o próprio temor da diferença (que na era Hitler foi justificativa para o extermínio e a destruição), percebe-se, posteriormente, a necessidade de conferir a determinados grupos uma proteção especial e particularizada, em face de sua própria vulnerabilidade. Isso significa que a diferença não mais seria utilizada para a aniquilação de direitos, mas, ao revés, para a promoção de direitos.”
(PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. In Estudos Feministas. Florianópolis. 16(3): 424, set/dez 2008)
De acordo com a lógica apresentada no texto acima citado, para efetivar os direitos humanos é necessário que se reconheçam as diferenças e que estas não sejam temidas, mas valorizadas.
Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que aponta o nome dado às ações que tem por objetivo reconhecer as diferenças para a promoção da equidade e da efetividade dos direitos humanos para todos:
A ações afirmativas.
B ações igualitárias
C ações cidadãs
D ações equitativas
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Letra D no contexto fala-se em igualdade assim as ações equitativas diz isso igualdades entre todos.
luizleite11:
A resposta correta é a letra A. Pois diz-se de acordo com o texto. E no rodapé diz: (PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. In Estudos Feministas. Florianópolis. 16(3): 424, set/dez 2008) é bem taxativo quando diz ser ações afirmativas.
Perguntas interessantes