Leia o texto a seguir, sobre as questões econômicas da escravização. Em seguida responda às questões. O tráfico negreiro, isto é, o abastecimento com escravos, abria um novo e importante setor do comércio colonial, enquanto o apresamento dos indígenas era um negócio interno da colônia. Assim, os ganhos comerciais resultantes da preação (captura) dos indígenas mantinham-se na colônia, os ganhos gerados no comércio de africanos, entretanto, fluíam para a metrópole, realizavam-no os mercadores metropolitanos, engajados no abastecimento dessa “mercadoria”. a) Como o autor explica a opção pela mão de obra africana no Brasil colônia?b) Alguns autores explicavam a opção pelos escravizados africanos dizendo que os indígenas não se adaptavam ao trabalho. Apresente um argumento contrário a essa explicação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
a) O autor explica essa opção como mais uma forma de os comerciantes portugueses e a própria Coroa terem lucros. Se a escravização de indígenas fosse a única, o tráfico seria apenas um negócio “interno”.
b) Os indígenas foram escravizados ao longo da colonização, em regiões onde havia menos recursos para comprar africanos escravizados ou quando o tráfico com a África tinha problemas. Ou seja, o indígena sempre foi escravizado, o que vai contra a afirmação.
Explicação:
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás