Leia o texto a seguir sobre as centopeias.
Quantas patas a centopeia tem?
A palavra centopeia vem do latim e significa "com cem pés". No entanto, ainda não foi descoberta espécie com exatos 50 pares de patas. Dependendo do animal, pode ter entre 30 e 300 perninhas, que o ajudam a se locomover com facilidade em diferentes tipos de terrenos, entre pedras ou no interior de troncos de árvores.
Mais de 3 000 espécies já foram descobertas; cerca de 250 vivem no Brasil. Artrópodes (filo dos animais invertebrados) e integrantes do grupo dos Miriápodes, têm corpo alongado, dividido em vários segmentos e, em geral, um par de antenas. São vistas em todo o planeta, com exceção dos polos. Dividem-se em quatro grupos: quilópodes, diplópodes, paurópodes e sínfilos.
A lacraia é um tipo de centopeia que faz parte dos quilópodes. O corpo é dividido em cabeça e tronco. Habita ambientes úmidos, jardins, cupinzeiros e entulho. A fêmea bota ovos e cuida até eclodirem. Os filhotes já nascem formados. Há espécies que chegam a 30 cm.
O piolho-de-cobra integra a classe dos diplópodes. Vive em lugares úmidos e escuros. Tem corpo em forma de tubo e atinge até 25 cm de comprimento. No Brasil, as espécies não passam de 15 cm. Ao se reproduzir, a fêmea bota ovos, mas não cuida deles. Os filhotes nascem como larvas e se desenvolvem.
Os paurópodes são animais minúsculos, com 1 mm de comprimento. Têm quatro antenas e nove pares de patas. O nome significa “pés pequenos”. Comem tecidos vegetais em decomposição e fungos. Os sínfilos têm até 8 mm de comprimento e 12 pares de patas. Ingerem raízes de plantas.
A lacraia tem garras perto da cabeça, chamadas forcípulas. São ligadas à glândula produtora de veneno, capaz de paralisar a presa. Não é perigoso para os humanos, mas a picada pode causar muita dor e, em alguns casos, reações alérgicas.
Duas patas, que ficam perto do ânus, são usadas como defesa contra predadores. Parecem antenas, mas funcionam como pinça.
Apesar de carnívora, também alimenta-se de frutas, insetos e matéria em decomposição. Algumas espécies, como as da Amazônia, comem animais maiores. Roedores, serpentes e aves morrem paralisados com o veneno da lacraia e, então, são ingeridos.
O piolho-de-cobra, também chamado embuá ou gongolo, não é venenoso. No entanto, quando se sente ameaçado, costuma se enrolar em formato de caracol e soltar substância que cheira mal e incomoda os predadores. Não costuma ameaçar os humanos.
Diferentemente da lacraia, é herbívoro e detritívoro; alimenta-se, em geral, de restos de vegetais, como folhas mortas e troncos podres.
Diário do Grande ABC. 23 fev. 2014. Disponível em: .
Com base no que você estudou sobre estes animais e as informações contidas no texto, assinale a alternativa que preenche corretamente a tabela abaixo, de acordo com a numeração romana:
A
I - Já nascem formados; II - 1 par; III - 9 pares; IV - Raízes de plantas.
B
I - Já nascem formados; II - 9 pares; III - 1 par; IV - Raízes de plantas.
C
I - Nascem como larvas e se desenvolvem; II - 1 par; III - 9 pares; IV - Raízes de plantas.
D
I - Nascem como larvas e se desenvolvem; II - 1 par; III - 9 pares; IV - Herbívoros e detritívoros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
A-I - Já nascem formados; II - 1 par; III - 9 pares; IV - Raízes de plantas.
Explicação:
espero ter ajudado :D
Perguntas interessantes