Sociologia, perguntado por yohstylinson, 8 meses atrás

Leia o texto a seguir sobre a sociedade de risco e as catástrofes ambientais.

Após os bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki, o acidente nuclear de Chernobyl e o recente desastre nos reatores de Fukushima, a humanidade assiste estarrecida ao ressurgimento do fantasma nuclear e se vê vítima e refém do próprio progresso. A antiga crença inabalável no avanço da ciência e no contínuo aperfeiçoamento dos meios produtivos foi substituída pelo temor em face destas novas forças destrutivas, que por vezes escapam por completo a qualquer tentativa de controle. A criatura parece revoltar-se contra o próprio criador.

Eis aí os contornos gerais do que a moderna doutrina pactuou denominar de sociedade de risco, em que os meios produtivos despontam como os principais responsáveis pela criação das ameaças e riscos com os quais a humanidade atualmente se depara.

DIAS NETO, Pedro Miron de Vasconcelos Dias; FURTADO, Emmanuel Teófilo. A sociedade de risco e a necessidade de redistribuição dos ônus ambientais sob o aspecto do meio ambiente do trabalho e do mínimo ecológica-sustentável. In: Direito e Sustentabilidade: XXII Encontro Nacional do Conpedi – Unicuritiba. Curitiba: Fundação José Arthur Boiteux, 2013. p. 176.

Como o conceito de sociedade de risco, desenvolvido pelo sociólogo alemão Ulrich Beck, relaciona-se com a questão socioambiental?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaeldeliz543
3

Resposta:

Sociedade de risco é um termo usado para descrever a maneira pela qual a sociedade moderna se organiza em resposta ao risco. O termo foi criado pelo sociólogo alemão Ulrich Beck em seu livro Risikogesellschaft (1986) onde coloca as origens e as consequências da degradação ambiental no centro da sociedade moderna.[1] Ulrich efetua uma análise da sociedade contemporânea em que faz sobressair o fato dos aspectos negativos ou riscos superarem os aspectos positivos e acima de tudo, escaparem do controle das instituições sociais.[2]

Ter uma cultura de risco implica possuir conhecimentos que permitem a prevenção de situações de risco e a autoproteção em caso de perigo.

Perguntas interessantes