- Leia o texto a seguir sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no continente africano.
Em outubro de 1935, a Itália fascista invadiu a Abissínia (atual Etiópia) a partir de suas colônias da Eritreia e da Somália. [...] Quando a guerra iniciou na Europa e a Inglaterra ficou debilitada pela queda da França [...], a Itália lançou sua expansão nos Bálcãs, na África do Norte e na Oriental, atacando os britânicos e seus aliados. Os italianos atacaram o Egito a partir do território líbio, mas em dezembro o exército britânico empurrou as tropas fascistas de volta à fronteira. As forças italianas acantonadas na África Oriental italiana, por sua vez, ocuparam a Somália britânica, um trecho do Quênia e algumas cidades além da fronteira sudanesa, e todas as colônias britânicas, onde foram contidas.
[...] a participação na derrota de regimes racistas europeus elevou a autoestima dos africanos, o que se somou ao enfraquecimento das metrópoles coloniais e ao anticolonialismo americano, soviético e das Nações Unidas.
VISENTINI, Paulo F.; RIBEIRO, Luiz D. T.; PEREIRA, Analucia D. História da África e dos africanos. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 81-82.
De acordo com o texto e os seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conflitos ocorridos na África não se concentraram apenas no norte do continente; envolveram também os territórios da África Oriental.
II. Entre as consequências da participação africana no conflito mundial está o enfraquecimento das metrópoles coloniais.
III. A invasão da Itália à Abissínia (atual Etiópia) era parte de um plano para formação de uma colônia italiana na região.
De acordo com a análise, assinale a alternativa correta: (0,5 ponto)
a) Todas as afirmativas são verdadeiras.
b) Todas as afirmativas são falsas.
c) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Letra C
Explicação:
só aceita que é sucesso
Perguntas interessantes