Leia o texto a seguir:
Skinner foi o pioneiro na criação de uma abordagem para o estudo do comportamento aprendido. Para ele, os trabalhos internos da mente e de corpo estavam inacessíveis à observação direta e, para se compreender estes comportamentos, era necessário entender o ambiente em que uma resposta ocorria, a própria resposta e a consequência da resposta. [...] o condicionamento operante surgiu com o objetivo de se explicar aprendizagens mais complexas.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Behaviorismo Radical, ao se explicar um comportamento, a ênfase é dada, principalmente, para a análise das consequências da resposta.
PORQUE
II. As consequências da resposta é que podem aumentar ou diminuir a frequência do comportamento. São as consequências que garantem a manutenção ou extinção de certo comportamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Explicação:
Realmente as consequências (sendo ela reforçadora ou punitivas) que reforçam ou diminuem tal comportamento, mas deve-se olhar toda a tríplice contingência.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Explicação:
Para Skinner, a consequência de uma resposta é que mantem ou diminui a probabilidade de sua ocorrência.
A manutenção de um comportamento se dá pela presença de um reforço. O reforço, para Skinner, consiste em qualquer estímulo ou evento que aumenta a probabilidade de ocorrência de um comportamento. Skinner ainda distingue dois reforçadores: o positivo e o negativo; o positivo como sendo aquele em que se apresenta um estímulo como consequência do comportamento e o negativo como sendo aquele em que se retira um estímulo como consequência de um comportamento.
O comportamento pode ter a sua probabilidade de ocorrência diminuída, no caso do uso da punição. A punição ocorre tanto no momento da apresentação de um estímulo aversivo frente a um comportamento indesejável: punição positiva; quanto no momento da retirada de um reforço positivo frente a um comportamento indesejável: punição negativa.