leia o texto a seguir:
Sistema Enterprise Resource Planning (ERP) na Bharat Petroleum
Os sistemas ERP estiveram no núcleo da transformação estratégica da Bharat Petroleum quando a empresa se preparava para a privatização da indústria petrolífera indiana.
A Bharat Petroleum é uma das três principais refinarias e distribuidoras de petróleo da Índia. A empresa conta com 4.584 postos de gasolina, cerca de 1.000 revendedores de querosene e 1.828 distribuidores de gás liquefeito de petróleo (GLP) espalhados pelo vasto território da Índia. Em face da desregulamentação de seus mercados e de uma possível privatização parcial, a Bharat Petroleum iniciou a integração da empresa por meio da implementação de um sistema SAP R/3 ERP. O objetivo era obter controle sobre as operações da companhia por meio de melhores informações em áreas como estoque e envio de produtos, tudo para dar mais suporte a serviços a clientes e satisfação do consumidor.
Soluções para a tarefa
1. A vantagem de a implementação do ERP não ter sido liderada por um especialista em sistemas de informações pode ser o aprendizado obtido pelo líder de recursos humanos e toda sua equipe, bem como a economia de custo.
2. Erros nos valores, dados e informações são os riscos que podem haver na formalização e na inserção de processos empresariais detalhados num sistema ERP, principalmente se o indivíduo estiver pouco familiarizado com o funcionamento do sistema.
Abraços!
Resposta:
1. Um especialista em sistema de informações teria focado essencialmente em aspectos técnicos críticos nesse tipo de projeto. Os aspectos técnicos são importantes, mas deve-se tomar cuidado com excesso de foco nas questões técnicas, a fim de enfatizar também as questões gerenciais relacionadas ao projeto. A gestão das pessoas em um projeto como esse se configura um desafio de grande peso para o sucesso. Um gestor especialista em recursos humanos conseguirá extrair o melhor da equipe em prol do objetivo estratégico.
2. A empresa pode correr o risco de perder a flexibilidade e gerar um excesso de burocratização que a torna mais lenta e menos competitiva.
3. Poderia gerar uma série de lições aprendidas (capital intelectual) e colocar os consultores em outras frentes (projetos) para compartilharem com a organização o aprendizado.
Explicação: