Sociologia, perguntado por leontyrrell, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir:
Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania no Ocidente seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do Estado e de grupos dominantes. Exemplos do primeiro caso são as experiências históricas dos países anglo-saxões, marcadas pela luta para arrancar ao Estado absolutista os direitos civis e políticos. (...) A ênfase da cidadania nesses casos é posta no cidadão (...). É uma cidadania marcada por seu caráter ativo. Exemplo de cidadania construída de cima para baixo pode ser encontrado na Alemanha. Nesse país, a partir do século 19, o Estado foi incorporando aos poucos os cidadãos à medida que abria o guarda-chuva de direitos. (...) A iniciativa veio do Estado e não do cidadão. (...)
O Brasil não se enquadra exatamente em nenhum dos dois casos. Para início de conversa, pode ser alocado entre os países que seguiram o segundo modelo. De fato, a independência se fez sem revolução social e política, o mesmo acontecendo com a Proclamação da República e com o movimento de 1930, embora chamado de revolução. A primeira incorporação em massa de cidadãos se deu, como na Alemanha, via direitos sociais, durante o regime autoritário do Estado Novo. Mas termina aí a semelhança com aquele país. A incorporação à sociedade civil até hoje é precária, apesar de garantida em lei.
Com base no texto acima, analise as seguintes afirmações:
I. O processo de formação da cidadania no Brasil originou-se por iniciativa do Estado, em um caminho de cima para baixo.
II. O processo de formação da cidadania no Brasil distingue-se dos processos observados nos países anglo-saxões e na Alemanha, uma vez que é uma cidadania marcada por seu caráter passivo.
III. Um processo ativo de formação da cidadania inicia-se por ação dos cidadãos, muitas vezes via revoluções sociais, como a Revolução de 1930.
IV. Um processo passivo de formação da cidadania inicia-se por ação do Estado, muitas vezes resultando em regimes autoritários, como o observado na Alemanha.
É verdadeiro o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
IV.
III e IV.
II.
I.
I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
27

I e III estão corretas.

O conceito de cidadania gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista pois se refere aos direitos e deveres do cidadão.

Ela também está atrelada a uma visão positivista de proteção, para o equilíbrio social, a partir da regulamentação de leis, da constituição, normas e valores vigentes que são comuns a todos os cidadãos.

A cidadania e democracia devem caminhar lado a lado para que se estabeleça corretamente e os direitos do cidadão sejam cumpridos com base no que ele de fato escolheu,e, não com o esforço do Estado para estabelecer regras, não excluindo nenhum indivíduo.

Respondido por ericaaraujo29
19

Resposta:

A resposta correta é somente a opção I

Explicação:Somente a afirmativa I é verdadeira, pois a própria identidade da personagem, revelada após todo o processo de unboxing – termo que denomina o ato de desembrulhar o produto –, o que evidencia o fator surpresa. A afirmativa II é falsa, pois as sete camadas de plástico são questionadas em ambos os textos como uma prática não sustentável. No Texto II, é colocado diretamente que a empresa demonstra descaso com os impactos ambientais e a sustentabilidade do planeta. A afirmativa III é falsa, pois não se aborda a questão do trabalho infantil. O uso abusivo mencionado relaciona-se às estratégias publicitárias.

Perguntas interessantes