Filosofia, perguntado por Anonimeitosanomalos, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir. Segundo Descartes, o bom método é aquele que nos permite conhecer o maior número possível de coisas, com o menor número de regras. Deste modo, ele pretende estabelecer um método universal inspirado no rigor da matemática e no encadeamento racional. Para ele, pautado no ideal matemático, o método deve converter-se em uma mathesis universalis: conhecimento completo e inteiramente dominado pela razão. Adaptado de: JAPIASSU, H. “O racionalismo cartesiano”. In: REZENDE, A. (org.) Curso de Filosofia. 14.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p.104-105. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Discurso do Método, de Descartes, enumere e descreva as quatro regras apresentadas pelo filósofo para o método.

Soluções para a tarefa

Respondido por leovargass
17

As quatro regras são:

Regra da evidência – O primeiro era o de jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.

Regra da análise – O segundo, o de dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor resolvê-las.

Regra da síntese – O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros.

Regra da enumeração – O quarto, fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que eu tivesse a certeza de nada omitir.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes