Leia o texto a seguir:
Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é questão central. Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto, mas isso não significa que não se enfoquem palavras ou frases nas situações didáticas específicas que o exijam.
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.29.)
Pensando a respeito do texto como objeto de ensino, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I) O ensino-aprendizagem de língua portuguesa com o texto como objeto de ensino considera a prática social real materializada por meio do texto como unidade de sentido e de reflexão.
PORQUE
II) Entende-se o texto como produto de uma interação social, o que permite observar o uso da língua.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
5)
Leia o texto a seguir:
O ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica deve proporcionar aos/às estudantes experiências que ampliem suas ações de linguagem, contribuindo para o desenvolvimento do letramento, entendido como uma condição que permite ler e escrever em diversas situações pessoais, sociais e escolares. O letramento, pensado na sua condição plural, envolve práticas culturais diferenciadas, conforme os contextos em que elas ocorrem. Dessa forma, o letramento escolar dialoga com um conjunto diversificado de práticas de leitura, de escrita e de oralidade.
(BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: . Acesso em: 04. Fev. 2019)
Pensando nas transformações ocorridas no ensino de Língua Portuguesa, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A partir das novas concepções, entende-se que o ensino da Língua Portuguesa deve ser realizado por meio de práticas sociais reais.
( ) Pensar no ensino por meio das teorias do Letramento, envolve um ensino pautado na gramática tradicional e no sistema da língua.
( ) As mudanças geradas pelas novas teorias e concepções consolidam a tendência de observar a língua em uso.
( ) Entende-se que o desenvolvimento de práticas de letramento na escola propiciam uma aprendizagem com maior qualidade porque evidenciam um ensino integrado de todos os eixos de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência a seguir:
a) V – F – V – V
b) V – V – F – F
c) F – V – F – V
d) F – V – F – F
e) V – F – V – F
Leia o texto a seguir:
Bakhtin apresenta o modelo enunciativo-discursivo de linguagem baseado na interação verbal e no enunciado. O autor propõe então que se pense a interação verbal como a realidade da linguagem. Para ele, a linguagem deve ser estudada como o lugar da interação humana, em que os sujeitos situados historicamente efetuam todo tipo de discurso.
(RODRIGUES, Maria Anunciada Nery; SILVA, Regina Celi Mendes Pereira da. Análise das condições de produção de escrita no ensino médio. Revista Linguagem: São Carlos. 13ª edição – 2010)
O ensino de língua materna no Brasil passou por inúmeras transformações. Contudo, foi a partir da concepção interacionista da linguagem que o objeto de ensino se transformou e permitiu que várias teorias e metodologias fossem apropriadas. Pensando nisso, assinale a alternativa que apresenta o contexto no qual essa concepção e tais transformações se inserem:
a) Década de 1950 com a criação e normatização dos livros de gramática, o que permitiu uma maior apropriação das regras do sistema linguístico do da língua portuguesa.
b) Década de 1960 com a chegada das teorias de texto e discurso no Brasil a concepção de linguagem interacionista de instalou e permitiu que o ensino de tornasse tecnicista.
c) Década de 1970 com a inserção de um ensino tecnicista e que remetia à reprodução dos textos e não à escrita como um processo crítico e reflexivo.
d) Década de 1980 e 1990 com a chegada das teorias enunciativas e com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos quais o texto se torna o objeto de ensino.
e) Início dos anos 2000 com a expansão da tecnologia se extingue o ensino da língua portuguesa e começa a intervenção das múltiplas linguagens de forma substitutiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:
QUESTÃO 04
A respeito dessas asserções, a alternativa correta é a LETRA A: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Analisando:
I - Correta: O ensino-aprendizagem de língua portuguesa com o texto como objeto de ensino considera a prática social real materializada por meio do texto como unidade de sentido e de reflexão.
PORQUE
II - Correta: Entende-se o texto como produto de uma interação social, o que permite observar o uso da língua.
QUESTÃO 05
Considerando que apenas a segunda afirmativa é falsa, a alternativa correta é a LETRA A: V – F – V – V
Analisando:
(V) A partir das novas concepções, entende-se que o ensino da Língua Portuguesa deve ser realizado por meio de práticas sociais reais.
(F) Pensar no ensino por meio das teorias do Letramento, envolve um ensino pautado na gramática tradicional e no sistema da língua.
As teorias do Letramento não são embasadas na gramática tradicional e no sistema da língua.
(V) As mudanças geradas pelas nova