Leia o texto a seguir, retirado do Romance “Infância”, de Graciliano Ramos, e depois responda às questões 01 e 02. 01 – Nesse fragmento, podemos identificar que o narrador: * 1 ponto a) Apresenta algumas características físicas de seus pais. b) Apresenta características psicológicas de seus pais. c) Apresenta características físicas do pai e psicológicas da mãe. d) Apresenta característica físicas e psicológicas tanto do pai quanto da mãe. 02 - O uso de “estavam” e “inflamavam” nesse fragmento indicam que as ações descritas estão em qual tempo verbal do modo Indicativo? * 1 ponto a) Presente. b) Pretérito perfeito. c) Pretérito imperfeito. d) Futuro do presente.
Soluções para a tarefa
1. No Romance "Infância", de Graciliano Ramos, pode-se citar a presença de um narrador que exalta característica físicas e psicológicas tanto do pai quanto da mãe. Logo, a alternativa a ser assinalada é a letra d.
2. O uso de “estavam” e “inflamavam” apresentam a predominância do tempo verbal pretérito imperfeito. Este se refere a fatos que já ocorreram no passado, mas que não foi completamente encerrado, terminado e concluído.
01 – Nesse fragmento, podemos identificar que o narrador apresenta característica físicas e psicológicas tanto do pai quanto da mãe. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa D.
Exemplos de características físicas do pai: "de testas largas", "queixo rijo" e "dentes fortes". São descrições do físico de seu pai, isto é, do exterior.
Exemplo de característica psicológica do pai: "um homem sério". Trata-se de uma descrição do psicológico, ou seja, do interior de seu pai.
Exemplo de característica física da mãe: "cabelinho ralo". Trata-se de uma descrição do físico de sua mãe, isto é, do exterior.
Exemplos de características psicológicas do pai: "ranzinza", "agressiva" e "uma senhora enfezada". Trata-se de uma descrição do psicológico, ou seja, do interior de sua mãe.
LINK: brainly.com.br/tarefa/25793084
2) O uso de “estavam” e “inflamavam”, nesse fragmento, indicam que as ações descritas estão no pretérito imperfeito. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa C.
Usamos o pretérito imperfeito para:
- fazer referências a ações que foram interrompidas, ou seja, não foram concluídas. >> Exemplo: Cantava, quando a minha mãe me chamou. (Não terminei de cantar, pois a ação foi interrompida pela chamada de minha mãe.)
- indicar ações habituais que ocorriam no passado. >> Exemplo: Quando pequena, caminhava todas as manhãs com o meu avô. (Sempre caminhava com o meu avô; fazia isso de forma habitual). Esse caso foi o utilizado no texto em análise.
LINK: brainly.com.br/tarefa/9222089
BONS ESTUDOS!