Leia o texto a seguir, retirado da revista Aventuras na História. Em seguida, responda às questões em seu caderno.
O fato é que, se houvesse sucumbido à renúncia, tendo em vista a sanha de seus adversários e as graves acusações que recaíam contra si e seus familiares, Getúlio teria sido alvo de um linchamento moral sem precedentes. “Getúlio tinha uma profunda consciência de seu significado como personagem histórico. Seu último e trágico gesto precisa ser compreendido dentro dessa dimensão”, afirma o historiador Jaime Pinsky, professor da Unicamp. Quer dizer: o suicídio foi um ato político. “Ele preferiu protagonizar um teatro de tragédia a submeter-se à humilhação e ao teatro patético que os adversários encenariam com sua renúncia”, diz.
a) A que acontecimento o historiador Jaime Pinsky se refere ao mencionar “teatro de tragédia”?
b) Explique a afirmativa “o suicídio [de Vargas] foi um ato político”.
c) Associe o final do governo Vargas à polarização do país no período.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Ao suicídio de Vargas. Tirar a própria vida foi um ato extremo e trágico.
b) Diante do contexto desfavorável, ao se suicidar Vargas “deu a última palavra”, impedindo sua deposição e colocando seus opositores em uma situação crítica em relação à opinião pública. Ou seja, funcionou como uma jogada no tabuleiro político da época. Vargas deixava a Presidência de maneira trágica, mas impedia seus opositores de ocuparem-na.
c) A exemplo do que acontecia no cenário internacional, o Brasil também se dividiu em dois grandes grupos: varguistas, que se identificavam com interesses nacionalistas e populares; e antivarguistas, mais alinhados a uma agenda liberal, internacionalista e menos popular. Essa bipolaridade acirrou os ânimos e tornou as acusações de ambos os lados cada vez mais virulentas. A grande mídia e os militares, de modo geral, se alinharam ao segundo grupo, também composto da UDN e de setores do PSD. Esses grupos conduziram uma grande campanha contra o presidente, deixando-lhe como alternativas a renúncia ou a deposição. Sem saída, Vargas optou pelo suicídio.
Explicação:
Resposta:
a) Ao suicídio de Vargas. Tirar a própria vida foi um ato extremo e trágico.
b) Diante do contexto desfavorável, ao se suicidar Vargas “deu a última palavra”, Vargas deixava a Presidência de maneira trágica, mas impedia seus opositores de ocuparem-na.
c) A exemplo do que acontecia no cenário internacional, o Brasil também se dividiu em dois grandes grupos: varguistas, e antivarguistas