Leia o texto a seguir:
Quem pratica o bullying, quer seja entre alunos ou com os que têm hábitos e aparência distintos do seu, conquista momentaneamente a ilusão da legitimidade. Quem discrimina arranja no grito e na violência um lugar para si. Conviver com as diferentes cores de pele, interpretações dos gêneros, formas de amar e casar, vestimentas, religiões ou a falta delas, línguas, faz com que todos sejam estrangeiros. Isso produz a mágica sensação de inclusão universal: se formos todos diferentes, ninguém precisa sentir-se excluído. Movimentos migratórios misturam povos, a eliminação de barreiras de casta e de preconceitos também. Já pensou que delícia se, no futuro, entendermos que na vida ninguém é nativo. A existência de cada um é como um barco, em que fazemos um trajeto ao final do qual sempre partiremos sem as malas.
No texto, a expressão “barreiras de casta” poderia ser substituída, sem alterar o sentido da frase, por
Escolha uma:
a. barreiras de classe social.
b. barreiras de origem étnica.
c. barreiras de gênero.
d. barreiras de faixa etária.
Leia o trecho abaixo:
“Depois do que dissemos segue-se naturalmente uma discussão da amizade, visto que ela é uma virtude ou implica virtude, sendo, além disso, sumamente necessária à vida. Porque sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que possuísse todos os outros bens. E acredita-se, mesmo, que os ricos e aqueles que exercem autoridade e poder são os que mais precisam de amigos; pois de que serve tanta prosperidade sem um ensejo de fazer bem, se este se faz principalmente e sob a forma mais louvável aos amigos? Ou como se pode manter e salvaguardar a prosperidade sem amigos? Quanto maior é ela, mais perigos corre.
Por outro lado, na pobreza e nos demais infortúnios os homens pensam que os amigos são o seu único refúgio. A amizade também ajuda os jovens a afastar-se do erro, e aos mais velhos, atendendo-lhe às necessidades e suprindo as atividades que declinam por efeito dos anos. Aos que estão no vigor da idade ela estimula à prática de nobres ações, pois na companhia de amigos – “dois que andam juntos” – os homens são mais capazes tanto de agir como de pensar.”ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco – VIII. In: Os pensadores – Aristóteles. São Paulo: Editora Abril, 1973.
Em relação ao texto, é correto afirmar:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. A amizade é importante tanto para os jovens quanto para os mais velhos.
b. A amizade não é importante para aqueles que possuem bens.
c. É mais fácil manter a prosperidade adquirida sem a presença dos amigos.
d. A companhia de amigos não ajuda o homem a pensar ou a agir.
Observe o sentido da expressão sublinhada:
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo? (Machado de Assis)
A preposição para indica:
Escolha uma:
a. concessão
b. comparação
c. finalidade
d. matéria
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
ALTERNATIVA - barreiras de classe social.
Explicação:
cintiamoreninha1987:
FINALIDADE
Respondido por
0
Resposta:
letra a. barreira de classe social
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás