Leia o texto a seguir. Quem examina com atenção a arte nos dias atuais confronta-se com uma desconcertante profusão de estilos, formas, práticas e programas. Não parece haver nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconhecível como material da arte: a arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas,comida e muitas outras coisas.Hoje, existem poucas técnicas e métodos de trabalho, se é que existem, que podem garantir ao objeto acabado a sua aceitação como arte. Inversamente,parece, com frequência, que pouco se pode fazer para impedir que mesmo o resultado das atividades mais mundanas seja erroneamente compreendido como arte. Embora a pintura possa continuar sendo importante para muitos, ao lado dos artistas tradicionais há aqueles que utilizam fotografia e vídeo, e outros que se engajam em atividades tão variadas como caminhadas, apertos de mão ou cultivo de plantas. Com a ampliação dos meios e procedimentos, os artistas contemporâneos encontram no meio urbano uma forma de problematização das instituições artísticas. (Adaptado de: ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.IX.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir. I- O significado de uma obra de arte não está necessariamente contido nela, no entanto pode emergir do contexto específico em que ela aparece. II- Profundas mudanças ocorreram na arte do Ocidente a partir da Pop Art e do Minimalismo.O pós-minimalismo inclui o conceitualismo, a Land Art, a Performance, a Body Arte as primeiras instalações. III- Na arte conceitual, a ideia torna-se arte. O dado principal é o conceito; o artista desvincula-se da matéria e passa a lidar com a ideia. A importância da obra passa a ser a concepção do trabalho e não a materialização da sua ideia.Esse processo de arte transforma o espectador em integrante ativo. IV- Na arte contemporânea, valoriza-se e prioriza-se o novo, o original na composição formal dos objetos de arte, como ocorria nos movimentos vanguardistas do modernismo.Assinale a alternativa correta. * Somente as afirmativas I e II são corretas. Somente as afirmativas I e IV são corretas. Somente as afirmativas III e IV são corretas. Somente as afirmativas I, II e III são corretas. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Somente as afirmativas I, II e III são corretas
Considerando o conceito de arte contemporânea, temos que somente as afirmativas I, II e III são corretas. Letra D.
Tendo como base o texto do enunciado da questão e o conceito de arte contemporânea, as afirmativas estão:
I. Correta. Uma obra de arte pode apresentar significado exterior a ela que emerge a um contexto específico.
II. Correta. A pop art e o minimalismo resultaram em mudanças profundas no Ocidente, em que devido ao pós-minimalismo surgiram também a performance, a body art e land art, assim como, as primeiras instalações.
III. Correta. A ideia resulta em arte ao utilizarmos o conceito de arte conceitual, em que o conceito é o elemento principal que permite que o artista utilize sua ideia.
IV. Incorreta. Na arte contemporânea, não se valoriza o novo e o original na composição de objetos, o que se diferencia do modernismo.
Saiba mais sobre arte contemporânea em: brainly.com.br/tarefa/21084136
Bons estudos!