Geografia, perguntado por julya205, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir, que trata de alguns aspectos ligados à Kosovo.

Desde sua declaração unilateral de independência da Sérvia, em 17 de fevereiro de 2008, o Kosovo vem travando uma árdua batalha diplomática em busca de reconhecimento internacional. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da República do Kosovo, 111 dos 193 países filiados à ONU reconhecem a independência kosovar, incluindo os Estados Unidos, a maior parte dos países da União Europeia (23 dos 28 Estados) e da Otan (25 de 29 Estados). Da mesma forma, algumas organizações intergovernamentais financeiras, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento reconhecem a soberania do país e negociam diretamente com suas instituições governamentais. Além disso, o Tribunal de Justiça Internacional declarou, em julho 2010, que o processo de independência não contrariou o direito internacional.

No entanto, o reconhecimento internacional do Kosovo ainda enfrenta forte obstáculo de países que se opõem à independência, capitaneados pela Sérvia. Desses, Rússia e China são as maiores pedras nos sapatos kosovares, uma vez que ocupam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU, e sem sua aprovação o país não poderá ser aceito como membro da organização. Além desses, a Espanha também se coloca como forte opositora na esfera da União Europeia, estando ela também assombrada pelo fantasma de uma declaração de independência unilateral da Catalunha.

DRUMOND, Maurício. Como o futebol ajuda Kosovo a ser reconhecido internacionalmente. In: Nexo. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2018.

O texto nos permite afirmar que:

A
um país só passa a ser reconhecido quando sua independência é aprovada pela ONU.


B
um país é reconhecido internacionalmente a partir do momento em que proclama independência e passa a ter governo próprio.


C
a melhor maneira de um país obter reconhecimento internacional é por meio de guerra.


D
uma declaração de independência não é suficiente para que um país se torne definitivamente reconhecido internacionalmente.


E
um país se torna soberano e reconhecido internacionalmente somente com a aprovação do Tribunal de Justiça Internacional.

Soluções para a tarefa

Respondido por henriauesvielmo
6

Resposta:

É possível afirmar que uma declaração de independência não é suficiente para que um país se torne definitivamente reconhecido internacionalmente.

Ou seja, alternativa D

Perguntas interessantes