Leia o texto a seguir, que trata de alguns aspectos ligados à Kosovo.
Desde sua declaração unilateral de independência da Sérvia, em 17 de fevereiro de 2008, o Kosovo vem travando uma árdua batalha diplomática em busca de reconhecimento internacional. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da República do Kosovo, 111 dos 193 países filiados à ONU reconhecem a independência kosovar, incluindo os Estados Unidos, a maior parte dos países da União Europeia (23 dos 28 Estados) e da Otan (25 de 29 Estados). Da mesma forma, algumas organizações intergovernamentais financeiras, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento reconhecem a soberania do país e negociam diretamente com suas instituições governamentais. Além disso, o Tribunal de Justiça Internacional declarou, em julho 2010, que o processo de independência não contrariou o direito internacional.
No entanto, o reconhecimento internacional do Kosovo ainda enfrenta forte obstáculo de países que se opõem à independência, capitaneados pela Sérvia. Desses, Rússia e China são as maiores pedras nos sapatos kosovares, uma vez que ocupam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU, e sem sua aprovação o país não poderá ser aceito como membro da organização. Além desses, a Espanha também se coloca como forte opositora na esfera da União Europeia, estando ela também assombrada pelo fantasma de uma declaração de independência unilateral da Catalunha.
DRUMOND, Maurício. Como o futebol ajuda Kosovo a ser reconhecido internacionalmente. In: Nexo. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2018.
O texto nos permite afirmar que:
A:um país só passa a ser reconhecido quando sua independência é aprovada pela ONU.
B:um país é reconhecido internacionalmente a partir do momento em que proclama independência e passa a ter governo próprio.
C:a melhor maneira de um país obter reconhecimento internacional é por meio de guerra.
D:uma declaração de independência não é suficiente para que um país se torne definitivamente reconhecido internacionalmente.
E:um país se torna soberano e reconhecido internacionalmente somente com a aprovação do Tribunal de Justiça Internacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
A afirmativa correta é a (D), visto que uma declaração de independência não é suficiente para que um país se torne definitivamente reconhecido internacionalmente.
Considerando os aspectos ligados à Kosovo, temos que sua declaração unilateral de independência da Sérvia, ocorreu em 17 de fevereiro de 2008, em que o mesmo travava uma árdua batalha diplomática procurando o reconhecimento internacional. Em que a Espanha era colocada como uma forte opositora na esfera da União Europeia.
De forma que podemos considerar que uma declaração de independência não pode ser considerada suficiente para que um país seja de forma definitiva reconhecido internacionalmente.
Bons estudos!
gussoares0108:
melhor resposta
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Lógica,
7 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás