Leia o texto a seguir:
Parece simples definir quem é negro no Brasil. Mas, num país que desenvolveu o desejo de branqueamento, não é fácil apresentar uma definição de quem é negro ou não. Há pessoas negras que introjetaram o ideal de branqueamento e não se consideram como negras. Assim, a questão da identidade do negro é um processo doloroso. Os conceitos de negro e de branco têm um fundamento etno-semântico, político e ideológico, mas não um conteúdo biológico. Politicamente, os que atuam nos movimentos negros organizados qualificam como negra qualquer pessoa que tenha essa aparência. É uma qualificação política que se aproxima da definição norte-americana. Nos EUA não existe pardo, mulato ou mestiço e qualquer descendente de negro pode simplesmente se apresentar como negro. Portanto, por mais que tenha uma aparência de branco, a pessoa pode se declarar como negro.
MUNANGA, K. Entrevista. Revista Estudos Avançados, v. 18, n. 50, 2004.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A população negra brasileira majoritariamente sempre assumiu sua identidade étnica ao longo da história, a despeito da ideologia do branqueamento que prevalece no país.
PORQUE
2. A definição da identidade negra possui, sobretudo, fundamento étnico-semântico, político e ideológico, de modo que, nos Estados Unidos, a cor da pele não é o principal elemento que demarca quem é e quem não é considerado negro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Group of answer choices
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
As asserções I e II são proposições falsas.
A população brasileira negra sempre apresentou dificuldades em se assumir, principalmente pelo forte preconceito e discriminação que vem sofrendo ao longo de centenas de anos, resultado da escravidão brasileira.
Diante disso, somente com a iniciativa de alguns movimentos sociais, como o Movimento Negro, e a obrigatoriedade da cultura negra nos currículos, tornou-se possível uma maior visibilidade sobre esta temática na sociedade.
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Embora a atuação do movimento negro brasileiro seja bastante forte e presente, a ideologia do branqueamento da qual trata Kabengele Munanga está inculcada inclusive entre as populações negras. Como afirma Kabengele Munanga, a construção da identidade negra está relacionada com questões sociais e culturais mais do que com efetivos componentes biológicos. Assim, a separação entre quem é considerado negro, e quem não é, varia conforme diferentes contextos históricos e espaços geográficos.