História, perguntado por talesduque5ox5iqe, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir para responder à questão:
“Situada no Alto Vale do Paraíba do Sul, entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, a 170 km da cidade de São Paulo, capital, São Luiz do Paraitinga teve sua fundação oficial em 1769. (...)
Após um período de intenso desenvolvimento sócio-econômico nos séculos XIX e início do século XX, com a economia do café, o município passou por pequenos surtos econômicos, como a extração de lenha na década de 1960 e a produção de leite nas décadas de 1970 e 1980, quando então a economia da cidade entrou em decadência, perdurando até os dias atuais. Com uma economia inexpressiva, caracterizada por uma pequena produção agropecuária, restou em São Luiz do Paraitinga uma grande riqueza cultural e um expressivo conjunto arquitetônico composto por aproximadamente 90 imóveis, casas térreas e sobradões dos séculos XIX e início do XX, representativos da fase áurea do café na economia paulista, tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT).
Com as mudanças sociais advindas da evolução tecnológica e a conseqüente valorização do turismo e do entretenimento, São Luiz do Paraitinga vem trabalhando para desenvolver tais atividades apoiado na memória da cafeicultura, expressa em seu patrimônio cultural e arquitetônico. Portanto, possuindo este patrimônio remanescente da cafeicultura, entendemos que o mesmo possa ser visto e trabalhado como uma potencialidade ao desenvolvimento econômico-social da comunidade local, procurando relacionar a preservação às atividades turísticas, para daí sim, abrir possibilidades de incorporar o patrimônio como uma ferramenta de inclusão sócio-espacial e econômica a partir de sua refuncionalização” (SANTOS; PAES-LUCHIARI, 2007).
Sobre as recentes aproximações entre as políticas de preservação patrimonial e o turismo na cidade de São Luiz do Paraitinga, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. A refuncionalização dos imóveis deve visar, em primeiro lugar, às necessidades turísticas da cidade.
b. O turismo pode auxiliar no processo de inclusão socioespacial e econômica, desde que respeitadas as comunidades locais e a conservação do patrimônio edificado.
c. No caso de São Luiz do Paraitinga, o turismo é a única fonte de recursos para subsidiar a preservação de seu patrimônio histórico.
d. Não foi possível estabelecer nenhum plano de conservação do conjunto urbano, pois não existe tombamento em nível federal.
e. A refuncionalização das edificações históricas da cidade é inviável por se tratar de um bem tombado pelo CONDEPHAAT.

Soluções para a tarefa

Respondido por felipelimaoyyvd9
63
b. O turismo pode auxiliar no processo de inclusão socioespacial e econômica, desde que respeitadas as comunidades locais e a conservação do patrimônio edificado.
Respondido por GyBatemarque
14

O turismo pode auxiliar no processo de inclusão socioespacial e econômica, desde que respeitadas as comunidades locais e a conservação do patrimônio edificado. Corrigido pelo AVA.

Perguntas interessantes