Leia o texto a seguir para responder à questão.
O hábito de andar de pé fez com que livrássemos nossas mãos do encargo de nos ajudar a nos locomover, permitindo que as utilizássemos em outras tarefas, como no uso de ferra- mentas. Dessa forma, pouco a pouco pudemos construir clavas, flechas, fogueiras e muito mais. De certo modo, o bipedalismo foi um dos principais propulsores da evolução física e intelectual humana. BRITO, Sabrina. Descoberto que macacos andaram com os dois pés antes dos seres humanos.
• Relacione o bipedalismo dos primeiros seres humanos às suas habilidades manuais, descrevendo a evolução no tratamento das matérias-primas utilizadas (pedra, bronze, metais) para a produção de ferramentas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O bipedalismo foi uma das primeiras adaptações apresentadas pelos hominídeos e existem algumas hipóteses de como a linhagem humana o desenvolveu. Uma delas diz que o bipedalismo foi desenvolvido após um grupo de nossos ancestrais começarem a habitar ambientes savânicos (áreas abertas cobertas de gramíneas). Enquanto algumas linhagens permaneceram nas florestas, onde poderiam utilizar as copas e galhos das árvores como abrigo e para encontrar alimento, as linhagens da savana não tinham muitas árvores para subir, logo, a posição ereta tornava mais fácil avistar predadores à distância.
A outra hipótese relaciona o desenvolvimento do bipedalismo humano com o uso de ferramentas. Uma vez que uma espécie não se locomove sobre os quatro membros, os dois membros anteriores ficam livres para explorar o ambiente, auxiliando no uso de ferramentas e ainda na coleta de alimentos enquanto se movimentavam.
Independente do fator que foi preponderante no desenvolvimento da locomoção sobre dois membros, um fato inegável é que tanto a locomoção quadrúpede quanto a bípede possuem desvantagens e vantagens. Logo, assim como em vários aspectos evolutivos é impossível determinar qual o melhor meio, uma vez que o que funcionou para uma linhagem pode não funcionar para a outra.
Explicação: