Português, perguntado por irisfernanda300, 4 meses atrás

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Cruzeiro chega a R$ 500 milhões em dívidas e é investigado por operações irregulares

Fantástico teve acesso a documentos internos do clube que revelam uso de empresas de fachada para ocultar crimes e até negociação envolvendo um menor.

Uma investigação sobre o atual bicampeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro. Os repórteres Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo tiveram acesso a documentos internos do clube que revelam transações irregulares e uso de empresas de fachada para ocultar crimes. E mais: os dirigentes teriam negociado um jogador menor de idade, o que é proibido [...].

A reportagem mostrou que alguns conselheiros mantinham relações financeiras com o clube. Um desses conselheiros é Luiz Cláudio Freitas Rocha, o Xedinho, cuja empresa recebeu pagamentos do clube.

A reportagem conversou com ele por seis minutos - e gravou. As informações dadas por Xedinho nesses seis minutos foram usadas corretamente no texto da reportagem - que citava que a empresa dele é investigada pela suspeita de pagar o aluguel de um galpão de uma torcida organizada.

Mas, após o fim da ligação, a repórter quis fazer um novo questionamento. E telefonou novamente. Mas, ao teclar, errou um número, como mostra o arquivo telefônico recuperado. E acreditou que estava falando com a mesma pessoa.

Esse trecho foi usado na reportagem equivocadamente, erro que nos leva a pedir desculpas ao público e a quem atendeu o telefone. O erro não teve outro efeito na reportagem, no mais, inteiramente correta.

Depois da reportagem, o Cruzeiro abriu uma sindicância interna para apurar os fatos revelados e mudou a política de distribuição de cargos - proibindo que conselheiros tivessem vínculo financeiro com o clube. Também depois da reportagem, o presidente do conselho deliberativo do clube, Zezé Perrela, nomeou uma comissão provisória para apurar as denúncias.

Esta semana, um dos membros dessa comissão, o conselheiro e escrivão da polícia Márcio Antônio Marra, foi preso pela Polícia Federal - por suspeita de vazar dados sigilosos de investigações.

Releia o seguinte trecho:

Depois da reportagem, o Cruzeiro abriu uma sindicância interna para apurar os fatos revelados e mudou a política de distribuição de cargos [...].

A expressão em destaque tem valor adverbial, veiculando ideia de

A
meio.

B
assunto.

C
finalidade.

D
conformidade.


irisfernanda300: Agradeço a ajuda!
mariaeduardafariasso: phs ne ?
irisfernanda300: sim
pedrosilva121980: ta certo
pedrosilva121980: ???????????
mariaeduardafariasso: ss
mariaeduardafariasso: ph 4 ?
irisfernanda300: esse mesmo
mariaeduardafariasso: cara vc e de quel escola?
irisfernanda300: Não gosto de falar

Soluções para a tarefa

Respondido por claudiarodriguesless
2

Resposta:

Letra: B

Explicação:


irisfernanda300: obgd1
Respondido por jalves26
0

A expressão em destaque tem valor adverbial, veiculando ideia de

C) finalidade.

Expressão com valor adverbial

Você não destacou nenhuma expressão. Porém, nota-se que só há duas expressões com valor adverbial nesse trecho: "depois da reportagem" e "para apurar os fatos revelados".

A primeira expressa ideia de tempo, pois indica o momento em que ocorreu o fato da oração principal. O momento foi após a reportagem.

A segunda expressa ideia de finalidade, pois traz o objetivo da abertura de uma sindicância interna: o objetivo é apurar os fatos que a reportagem revelou.

Dentre as opções, não há a opção "tempo". Por isso, a resposta só pode ser "finalidade".

Mais sobre advérbios em:

https://brainly.com.br/tarefa/17964311

Anexos:
Perguntas interessantes