História, perguntado por brancoduda, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir.

“Para os países industriais exportadores, a expansão colonial é uma questão de salvação. Em nosso tempo, e diante da crise que atravessam as indústrias europeias, a fundação de colônias representa a criação de uma válvula de escape para nossos problemas. (...)

Devemos dizer abertamente que nós, pertencentes às raças superiores, temos direitos sobre as raças inferiores. Mas também temos o dever de civilizá-las”.

FERRY, Jules Discursos políticos. In: COTRIM, Gilberto. História Global. V. 2. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013, pág. 190.



O texto acima traduz a mentalidade europeia dominante no século XIX sobre os povos afro-asiáticos. Acerca dos principais aspectos dessa relação, é correto afirmar que

A
uma das justificativas para o expansionismo imperialista das principais nações europeias foi a ideologia da superioridade racial branca.

B
a missão civilizadora europeia possibilitou a troca de manifestações culturais entre ambos, significando, por isso, o fortalecimento das bases culturais dos povos dominados.

C
não há elementos preconceituosos, uma vez que o texto aborda claramente a ideia humanitária de civilizar os povos com culturas inferiores.

D
o interesse europeu pelas vastas áreas da África e da Ásia era essencialmente cultural, antropológico e científico, não tendo objetivos econômicos ou geoestratégicos.

E
como o contato entre europeus e afro-asiáticos foi filantrópico, não houve necessidade de conflitos bélicos entre os agentes envolvidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
67

Resposta letra A

Os europeus recorreram a teoria da diferenciação e raças para dominar e subjugar os demais povos. Desde a colonização da América e dizimação dos indígenas, o europeu criara uma teoria baseada no malthusianismo. A teoria de Malthus diz que as populações mais fortes dominam sobre as mais fracas. Por isso, o europeu se considerava a raça mais forte.

De modo que baseado neste pensamento eles tinham a missão de civilizar os demais povos. Era um pensamento eurocêntrico e preconceituoso acerca de cultura, já que acreditavam que somente sua cultura era a correta.


Perguntas interessantes