Leia o texto a seguir:
“Para Ong (1998), por exemplo, a escrita está atada ao espaço, enquanto a oralidade está presa ao tempo, em consequência da presença ou ausência de suportes materiais para expressar a linguagem: ‘As palavras escritas são resíduos. A tradição oral não tem tais resíduos ou depósitos’ (Ong, 1998, p.17). A escrita, ao contrário da linguagem oral, é linear e completamente artificial. Para o autor, enquanto a oralidade é natural, não existe nenhuma maneira de se escrever ‘naturalmente’: o processo de colocar a expressão oral em sua forma escrita é conscientemente governado por procedimentos articulados (Ong, 1986).”
Considere as afirmações do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o tempo, a escrita foi se tornando cada vez mais abstrata e, consequentemente, mais afastada da palavra sonora. PORQUE
II. Emergiram grupos que foram se especializando em preservar, editar e interpretar a informação escrita, utilizando, para isso, uma linguagem diferente da usada no cotidiano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Grupo de respostas da pergunta
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Explicação:
Ambas as asserções são verdadeiras e a II é justificativa da I. Oralidade e escrita possuem características próprias e uma não é derivada da outra. No início das sociedades letradas, a escrita foi se afastando da oralidade, pois foram surgindo grupos de estudiosos preocupados em decifrar, interpretar a informação escrita não mais pela memorização, mas por meio de registros que, aos poucos, foram formalizados por meio de regras e normas.
Perguntas interessantes