Leia o texto a seguir:
[Para Maquiavel], a natureza do homem, na verdade, não produz nem regras comuns nem concórdia: ela submete cada um ao temor dos efeitos das paixões do outro e proíbe, por isso, toda concórdia, toda igualdade e toda liberdade autêntica. Por isso, não pode haver, para os homens, valor senão político: é unindo-se em torno de um sistema de leis e de instituições que protege cada um igualmente contra todos os outros que a liberdade se torna possível e que os homens podem viver em conformidade com a nobreza da sua natureza, que lhes ordena darem eles próprios forma ao seu destino.
Faça uma reflexão, de acordo com o texto acima, da real tarefa da política para Maquiavel.
Soluções para a tarefa
Nicolau Maquiavel (1469-1527) inaugura uma nova era do pensamento político. Com ele, a política tende a se afastar do pensamento especulativo ético e religioso para ganhar uma certa autonomia. Por isso os manuais de filosofia classificam seu pensamento como "realismo político", o que significa desvincular a política da ética, da teoria e do sagrado e tratá-la como objeto próprio.
Um exemplo clássico deste realismo político está no capítulo XV de sua principal obra, O Príncipe (escrito em 1513 e publicado em 1531, após a morte do autor). Neste capítulo, Maquiavel diz buscar a verdade efetiva das coisas, sem se perder na busca de como as coisas deveriam ser. Diz ele:
- " (...) quem, num mundo cheio de perversos, pretende seguir em tudo os ditames da bondade, caminha inevitavelmente para a própria perdição".
Implica-se, assim, que quando há necessidade para remédios extremos contra males extremos, o político deve sim adotar tais remédios. Tal tipo de observação vincula-se a uma visão pessimista do homem. O político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas sim constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disto, não hesitando ser temido.
Devido a este pensamento que Francisco Guicarddini (1482-1540) resumiu a doutrina de seu contemporâneo na fórmula mais conhecida até hoje, escrita pelo poeta romano Ovídio:
"os fins justificam os meios"
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