Leia o texto, a seguir:
O protagonismo indígena, refletido de modo significativo na I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, realizada em 2009, também é exemplificado no momento histórico em que, pela primeira vez, uma indígena assume a relatoria de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena no CNE. É, então, no momento em que se busca a construção de uma relação mais respeitosa e promotora da justiça social por meio das práticas da educação escolar que se dá a construção destas Diretrizes como forma de promover a ampliação do diálogo intercultural entre o Estado brasileiro e os povos indígenas.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 374-415.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, em seu Artigo 2º estabelece os seguintes objetivos:
I - Assegurar que os princípios da especificidade, do bilinguismo e multilinguismo, da organização comunitária e da interculturalidade fundamentem os projetos educativos das comunidades indígenas, valorizando suas línguas e conhecimentos tradicionais.
II - Orientar as escolas indígenas de educação básica e os sistemas de ensino da União, dos Esta-dos, do Distrito Federal e dos Municípios na elaboração, desenvolvimento e avaliação de seus projetos educativos.
III - Orientar os processos de construção de instrumentos normativos dos sistemas de ensino visando tornar a Educação Escolar Indígena projeto orgânico, articulado e sequenciado de Educação Básica entre suas diferentes etapas e modalidades, sendo garantidas as especificidades dos processos educativos indígenas.
IV - Zelar para que o direito à educação escolar diferenciada seja garantido nas escolas regulares da rede pública de educação, assegurando que todas as crianças brasileiras estudem com a lógica, saberes e perspectivas dos povos indígenas.
V - Assegurar que o modelo de organização e gestão das escolas indígenas leve em consideração as práticas socioculturais e econômicas das respectivas comunidades, bem como suas formas de produção de conhecimento, processos próprios de ensino e de aprendizagem e projetos societários.
Assinale a opção que corresponda aos objetivos destacados no enunciado:
A
I, II, III, IV
B
I, III, IV, V
C
***I, II, III, V***
D
I, II , III
E
I APENAS
Responder
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre os objetivos na Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, C. I, II, III e V estão corretos.
Objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica
- Correto. A valorização das línguas e conhecimentos tradicionais identifica a importância da cultura indígena.
- Correto. A orientação das escolas indígenas para a formação de projetos educativos evidencia uma das propostas das diretrizes.
- Correto. As especificidades dos processo educativos indígenas devem ser priorizadas.
- Incorreto. Na verdade, as comunidades indígenas apresentam suas próprias bases, diferentemente das escolas comuns.
- Correto. As práticas socioculturais devem ser respeitadas, o que garante a diversidade étnico-racial brasileira.
Mais sobre diretrizes para escolas indígenas: brainly.com.br/tarefa/9285533
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
***I, II, III, V***