História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir.


O principal evento para a consolidação da democracia, além das reformas [...] de Sólon e dos Pisistrátidas, foi, [...] a reforma territorial sob Clístenes, ocorrida por volta de 508 a.C. Foi esta reforma que, ao reconfigurar a [...] Ática, enfraqueceu os laços parentais das famílias aristocráticas e possibilitou a participação política efetiva nas eleições e nas instituições democráticas atenienses. [...] nova divisão territorial administrativa, se contrapôs com a divisão familiar tradicional de parentesco denominada genos, [...].



O texto relata o processo de mudança da Atenas oligárquica para a democrática, apontando como diferença entre esses dois modelos:


A

Modelo oligárquico: limitado a Atenas de Sólon; modelo democrático: expandido pelo autoritarismo de Clístenes.


B

Modelo oligárquico: existência de maior liberdade na genos; modelo democrático: participação limitada dos cidadãos.


C

Modelo oligárquico: restrito à cidade-Estado de Atenas; modelo democrático: expandido pelas reformas de Clístenes.


D

Modelo oligárquico: existência de aristocracia privilegiada; modelo democrático: maior participação dos cidadãos nas decisões.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Melanieyoha
7

Resposta:

Letra B

Explicação:

Os Genoseram era uma organização social da Grécia Antiga, no Período Homérico, eram um tipo de clã ou uma familia grande. O homem mais velho era o Cadageno e tinha um poder muito grande, passado de pai para filho.Por isso eles tinham mais liberdade de fazer ou mandar nas coisa. Os cidadãos tinham uma participação limitada. Como homens, maiores de 18 anos,nascido em Atenas e filho de pais atenienses.

Boa prova!!

Perguntas interessantes