ENEM, perguntado por luizamou3150, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir. O nosso foi um Século das Luzes dominantemente beato, escolás- tico, inquisitorial; mas elas se manifestaram nas concepções e no esfor- ço reformador de certos intelectuais e administradores, enquadrados pelo despotismo relativamente esclarecido de Pombal. Seja qual for o juízo sobre este, a sua ação foi decisiva e benéfica para o Brasil, favore- cendo atitudes mentais evoluídas, que incrementariam o desejo de sa- ber, a adoção de novos pontos de vista na literatura e na ciência, certa reação contra a tirania intelectual do clero e, finalmente, o nativismo. Antonio Candido. Formação da Literatura Brasileira, v. 1. São Paulo: Martins, 1959. A ação do Marquês de Pombal como ministro do reino de Por- tugal no início da segunda metade do século XVIII trouxe re- percussões para o Brasil. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que define corretamente essas repercussões. a) Durante o século XVIII, a ação mercantilista portuguesa foi bem menos rígida em relação ao Brasil, dada a visão de Pom- bal de que o desenvolvimento interno da colônia seria bené- fico a Portugal. b) O conflito entre o governo de Pombal e a Igreja refletiu-se no Brasil em uma série de movimentos que visavam afastar o clero dos cargos públicos e da educação, gerando uma so- ciedade mais laica. c) A visão ilustrada de Pombal levou à criação de universidades na colônia, que se tornaram centros intelectuais, geradores de uma nova elite esclarecida e sem vínculos com os interes- ses de Portugal. d) A ação de Pombal, criando escolas desvinculadas da Igreja, aliada à riqueza gerada pelo ouro e ao próprio momento marcado pelo Iluminismo, gerou uma nova atitude das elites brasileiras, fortalecendo o sentimento antimetropolitano. e) O enrijecimento do Pacto Colonial português durante o pe- ríodo pombalino, com o aumento da repressão aos movi- mentos coloniais, foi capaz de conter o sentimento nativista e gerar um período de paz na colônia.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
3

Uma das principais atitudes do Marquês de Pombal foi a expulsão dos Jesuítas, que representavam tudo de mais atrasado na colônia.

A educação, que era um monopólio da Igreja, passou a ser feita com bases no iluminismo, tendo consequências posteriores.

Além disso, seu governo fortaleceu a relação de mercantilismo com Portugal, através da extinção das capitanias hereditárias e da criação das companhias para cobranças de novos impostos.

A alternativa é a D –  A ação de Pombal, criando escolas desvinculadas da Igreja, aliada à riqueza gerada pelo ouro e ao próprio momento marcado pelo Iluminismo, gerou uma nova atitude das elites brasileiras, fortalecendo o sentimento antimetropolitano.

Perguntas interessantes