ENEM, perguntado por vilmarposokon, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir:[...] o conflito, estes não têm por finalidade conduzir à superação da materialidade social burguesa, mas, pelo contrário, lançar questões que conduzam a sociedade a uma nova organicidade institucional e societal. Mais precisamente, seu objetivo é, senão objetivar o estabelecimento da harmonia social, pelo menos encontrar o ponto de equilíbrio entre os diversos interesses em disputa. (SANTOS, 2008, p.82) Neste trecho, percebe-se que Touraine vai deslocando a centralidade do trabalho das relações sociais do modo de organização social. Com base nos conhecimentos, é correto afirmar que, para Touraine:


A) Não há condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, mas sim implementar reformas capazes de promover um melhoramento da vida social.
B) Os movimentos sociais não são capazes de realizar as reformas necessárias para o bom funcionamento da vida social.
C) Existem as condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, por meio de uma revolução visando a um melhoramento da vida social.
D) As condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, estão presentes apenas nas sociedades civilizacionais avançadas.
E) Não há condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, somente se essas mesmas condições forem criadas a partir de reformas liberalizantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
19

A) Não há condições históricas necessárias para romper com a lógica do sistema capitalista, mas sim implementar reformas capazes de promover um melhoramento da vida social.

De acordo com Touraine, não devem existir propostas para combater a lógica do sistema capitalista, a que o autor se refere como superação da materialidade social burguesa.

Diante disso, o objetivo passa a ser o melhoramento da vida social, principalmente através da sensibilização e da conscientização a respeito das mazelas sociais.

Perguntas interessantes