História, perguntado por jogadormestre1234, 9 meses atrás

Leia o texto a seguir.

O Barroco mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil. Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. É o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em várias outras construções da primeira metade do século XVIII.

Considerando o texto e o que foi estudado sobre a sociedade mineradora é correto afi rmar que:

A

O estilo barroco foi criado em Portugal, por mestiços de brasileiros e portugueses. Por isso não pode ser considerado como arte colonial brasileira. 

B

O fato de o Barroco mineiro ter se realizado dentro de igrejas simples limitou as possibilidades de criação dos artistas, que precisavam simplificar suas criações. 

C

O impacto mencionado no texto acontece porque igrejas consideradas simples revelavam em seu interior obras notáveis de pintores e escultores do Barroco mineiro. 

D

As obras do Barroco mineiro sempre são encontradas nos grandes templos porque apenas as irmandades ricas as encomendavam para decorar suas igrejas.


Soluções para a tarefa

Respondido por mf44096
27

Resposta:

C

O impacto mencionado no texto acontece porque igrejas consideradas simples revelavam em seu interior obras notáveis de pintores e escultores do Barroco mineiro.

Explicação:


mf44096: obg
Respondido por taisreisufvjm
14

Resposta:

c)

Gabarito

O texto é explícito ao falar que o “esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas”. As demais alternativas fazem leituras incorretas do texto, como a alternativa a, que afirma a origem portuguesa do Barroco brasileiro. A alternativa b está incorreta, pois contraria a afirmação do texto sobre o esplendor das igrejas. E a alternativa d está incorreta, pois limitou as encomendas das obras barrocas às irmandades mais ricas.

Perguntas interessantes