Leia o texto a seguir:
“Nos séculos XVIII e XIX, o termo liberalismo geralmente se referia a uma filosofia de vida pública que afirmava o seguinte princípio: sociedades e todas as suas partes não necessitam de um controle central administrador porque as sociedades normalmente se administram através da interação voluntária de seus membros para seus benefícios mútuos. Hoje não podemos chamar de liberalismo essa filosofia porque esse termo foi apropriado por democratas totalitários. Em uma tentativa de recuperar essa filosofia ainda em nosso tempo, damos a ela um novo nome: liberalismo clássico.” (Rockwell, Lew. O que é o Liberalismo Clássico. IBM.)
O autor do texto argumenta que o termo “liberalismo clássico” reabilita a tradição de ideias políticas e econômicas dos séculos XVIII e XIX. Entre os representantes dessa tradição, estão:
Escolha uma:
a. Karl Marx, Vilfredo Pareto e John M. Keynes
b. Lenin, Mikhail Bakunin e Voltaire
c. Adam Smith, David Ricardo e John Locke
d. Rousseau, Louis Blanqui e Diderot
Soluções para a tarefa
Respondido por
72
C. Adam Smith, David Ricardo e John Locke
GAC:
Muito obrigado.
Respondido por
85
É correta a alternativa C.
O liberalismo clássico foi o modelo filosófico que defendeu que o primeiro princípio de toda e qualquer sociedade era a defesa dos direitos individuais, de modo que uma sociedade seria tão mais saudável quanto melhor garantisse estes direitos e tão mais doentia quanto menos os garantisse.
Smith, Locke e Ricardo defenderam, em diferentes áreas (Smith e Ricardo principalmente na economia, Locke principalmente na política), tais princípios são os "avós" ideológicos do liberalismo atual, e importantes figuras na construção do modelo da República Liberal (que é o que hoje é o mais comum no Ocidente, popularmente conhecido como "democracia")
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás