Leia o texto a seguir:
Nestes tempos de crise do pensamento crítico no Brasil, um dos aspectos de consideração urgente é o da dificuldade de muitos cientistas para ver sua própria ciência como objeto de conhecimento de outra ciência. E de compreender criticamente o caráter relativo e de certo modo provisório do conhecimento já acumulado em seu respectivo campo de saber.
É frequente, entre nós, que análises baseadas nas ciências sociais sejam confundidas com interpretações de senso comum por parte de cientistas das demais áreas do conhecimento. Não levam em conta o que é metodologicamente próprio das diferentes ciências. Provavelmente, nem sabem que uma das funções das ciências sociais é a de estudar e diagnosticar as consequências socialmente problemáticas do próprio desenvolvimento científico.
é possível, contudo há especificidades em cada campo: o senso comum se apropria do conhecimento científico de forma superficial, e a ciência pode problematizar e aprofundar questões existentes no senso comum.
1- é inviável, pois a ciência em nada se comunica com o conhecimento popular.
2- é possível, considerando que senso comum e conhecimento científico são semelhantes na forma de compreender a realidade.
3- é inviável, pois o objetivo do senso comum é tornar-se científico.
4- é irrelevante, pois a ciência não se preocupa com as questões de cunho popular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta
é possível, contudo há especificidades em cada campo: o senso comum se apropria do conhecimento científico de forma superficial, e a ciência pode problematizar e aprofundar questões existentes no senso comum.
Senso comum e ciência podem se relacionar, pois é considerável que senso comum e conhecimento científico são semelhantes na forma de compreender a realidade (2).
Senso comum e ciência
O senso comum é caracterizado por ser um conjunto de ideias baseadas em opiniões sem fundamentações científicas.
Abarca a sociedade por meio das tradições e da oralidade. Conceitos supersticiosos e astrológicos possuem sentido de senso comum, pois não têm respaldo científico.
Senso comum se difere de conhecimento, porque não traz em si informações que possam ser universalizadas. Elas partem da generalização, da subjetividade e da visão de mundo de cada indivíduo.
Saiba mais sobre senso comum em: brainly.com.br/tarefa/21749861
#SPJ5