Leia o texto a seguir. Nas últimas décadas passou a ganhar força a ideia de flexibilização do regime de trabalho, que busca au- mentar a produtividade (em alguns casos) ou impedir demissões e redução de salários em outros. Assim, desde 1990 a fábrica alemã de automóveis BMW intro- duziu em uma de suas unidades a semana de quatro dias (ou de trinta e seis horas), em um claro acordo de flexibilização de trabalho. Segundo a empresa, a pro- dutividade sobe mais do que os custos da admissão de novos trabalhadores, de forma que não se mostra necessário diminuir salários. Em negociação mais recente, a também alemã Volkswagen incluiu uma semana de quatro dias com 10% de diminuição salarial. Segundo esta produtora automobilística, a medida não criou novos postos de trabalho, mas evitou a demissão de trinta e um mil tra- balhadores. [...] Disponível em: pdf>. Acesso em: 23 maio 2013. (Adapt.). Considerando o texto em questão, pode-se concluir corretamente que: a as medidas de flexibilização apontadas podem sal- var postos de trabalho e impedir que companhias reduzam custos e ampliem lucros. B a estratégia de redução de carga horária gerou, a curto prazo, dispensa de mão de obra, prejudicando companhias, empresas e trabalhadores. c as reduções de jornada de trabalho resultaram, na BMW, em melhoria da produtividade e, na Volks, na manutenção do emprego dos trabalhadores. D a flexibilização do trabalho pode gerar aumento da jornada semanal de trabalho e ampliação do número de vagas por favorecer pequenas e microempresas. e a redução das jornadas de trabalho das empresas em questão permitiu a abertura de novos postos de trabalho e o aumento dos custos das produções.
Soluções para a tarefa
D a flexibilização do trabalho pode gerar aumento da jornada semanal de trabalho e ampliação do número de vagas por favorecer pequenas e microempresas.
De acordo com o texto, a flexibilização do trabalho pode servir como forma de aumentar a jornada de trabalho, o que impacta diretamente na maior oferta de vagas a pequenas e microempresas.
Diante disso, trata-se de uma medida muito efetiva no controle e administração destas vagas aos funcionários, evitando a demissão em massa.
A partir do texto, é possível observar duas situações em que a flexibilização da carga horária foi benéfica, tanto para a manutenção dos postos de trabalho, quanto para o aumento da produtividade e contratação de novos trabalhadores.
A alternativa correta é a C – as reduções de jornada de trabalho resultaram, na BMW, em melhoria da produtividade e, na Volks, na manutenção do emprego dos trabalhadores.