Leia o texto a seguir.
Nas primeiras horas da manhã de 25 de junho, forças norte-coreanas deram início à invasão total da Coreia do Sul com um devastador fogo de artilharia. O líder do Norte, Kim Il-sung, disse estar respondendo a uma agressão não provocada do Sul, governado pelo primeiro-ministro Syngman Rhee. O tamanho da ofensiva, no entanto, era uma clara evidência de uma campanha longamente planejada visando à reunificação da Coreia. A divisão de 1945 fora concedida como um expediente temporário, até que Estados Unidos e União Soviética chegassem a um acordo sobre o futuro do país. Dois governos distintos haviam surgido, ambos reivindicando a legítima autoridade sobre a Coreia. Os comunistas governavam o Norte, e no Sul [foi estabelecida a influência dos] Estados Unidos. Sobre a Península da Coreia após a Segunda Guerra Mundial, assinale as alternativas corretas:
A A divisão estabelecida em 1945, conforme aponta o fragmento, não apresentou nenhuma relação com a Guerra Fria.
B A invasão do território da Coreia do Sul ocorreu por causa da intenção da Coreia do Norte de unificar a península sob o seu comando.
C As intervenções promovidas pelos governos dos Estados Unidos e da União Soviética favoreceram ainda mais a divisão entre Norte e Sul.
D A parte norte da península sofria a intervenção dos Estados Unidos, enquanto a sul era aliada da União Soviética.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Alternativas B e C).
Explicação:
A) - Observe o ano a qual os eventos ocorreram... Difícil seria tal evento estar dissociado da Guerra Fria mesmo tendo a participação e influência americana e soviética. logo está incorreta.
D) - É comum o conhecimento de que até hoje a única Coreia com relações abertas com o cenário americano é a Coreia do sul, sendo um resquício do evento dessa época. Logo, devido a inversão dos papéis essa também está incorreta.
Perguntas interessantes