História, perguntado por clararcosta2006, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir. Na madrugada de 25 de novembro de 1807, quando D. João encerrou a sessão do Conselho de Estado, a decisão estava tomada. A família real deveria embarcar para o Brasil daí a dois dias, antes que as tropas de Napoleão, que já tinham cruzado as fronteiras lusitanas, alcançassem Lisboa. Chegara enfim a hora de se executar um plano que já se conhecia de cor, e de traçar, rapidamente, o procedimento operacional de uma gigantesca tarefa: mudar, da terra para o mar, tudo e todos que significassem a sobrevivência e a sustentação do governo monárquico a ser instalado no Rio de Janeiro. A chegada da família real ao Brasil: A- demonstra o objetivo de D. João VI em aprofundar os laços coloniais do Brasil com Portugal, impedindo a comercialização com outras nações. B- determina o rompimento do pacto colonial, principalmente com a Abertura dos Portos – um passo importante em nosso processo de Independência. C- representa a força política de D. João VI que decide de forma impensada e desesperada fugir para a colônia brasileira. D- resulta no enfraquecimento da interferência inglesa no país, diante do rompimento das relações econômicas de Portugal com a Inglaterra. E- culmina, ainda no ano de 1808, a passagem da monarquia portuguesa para uma república brasileira.


Jaradiante: demonstra o objetivo de D. João VI em aprofundar os laços coloniais do Brasil com Portugal, impedindo a comercialização com outras nações.

Soluções para a tarefa

Respondido por Jaradiante
21

Resposta:

demonstra o objetivo de D. João VI em aprofundar os laços coloniais do Brasil com Portugal, impedindo a comercialização com outras nações.

Explicação:

Respondido por EduardoPLopes
12

É correta a alternativa B, já que com a chegada da Família Real há a Abertura dos Portos às nações amigas (acabando com o monopólio mercantil que Portugal tinha sobre o Brasil), e alguns anos depois há a ascensão do Brasil à categoria de Reino.

Com isto o Brasil teve a sua Independência "antecipada", tendo efetivamente conseguido maior liberdade política já em 1815 (quando era ainda colônia) e declarado a Independência em 1822, quando a monarquia portuguesa tentou reverter as liberdades que haviam sido concedidas ao Brasil. Este processo foi economicamente benéfico para o Brasil, que passou a comercializar com os ingleses e o restante do mundo.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1355104

Anexos:
Perguntas interessantes