Leia o texto a seguir.
“Liberdade não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simon Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de nações livres. Mas, principalmente, nações livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo.
Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, que alcançou a independência da França em 1804, a liberdade, antes de tudo, representava o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses. Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próximo da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexicana clamavam por terra para os deserdados.”
a)A partir do texto, podemos dizer que na América espanhola a ideia de liberdade era única? Explique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Liberdade não é um conceito entendido de forma única: tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simón Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de nações livres.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Contabilidade,
10 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás