Leia o texto a seguir:
“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina árida, cuja frente dava para o leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não lhe permitiam ver distintamente; entretanto, observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto, verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no Exército; e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver o pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.” (KOCK; I.G.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990, p. 32).
Nota-se que o texto apresentado contém profundas contradições, entre elas: João tem trinta anos e seu filho tinha partido há vinte, com 18 anos; a planície era coberta de areia e depois coberta de grama; ele morava no alto da colina e o cavalo descia para chegar, entre outras incoerências. Portanto, ao se escrever um anúncio, um cartaz, um recado, a leitura atenta deve ser redobrada – para evitar erros e não provocar confusão na lógica do texto. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir sobre a importância da coerência textual:
I. A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.
II. A coerência textual é o atributo responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Deve encontrar-se tanto em quem escreve quanto em quem lê, em outras palavras, ela desenvolve-se na ligação autor-texto-leitor durante o ato de leitura.
III. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, entre outros.
Está correto o que se afirmar em:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: letra e está correta
Explicação:
Respondido por
0
Resposta: D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação: Essa é a resposta correta.
Perguntas interessantes