Leia o texto a seguir.
Introduzida na Europa por árabes e cruzados, o açúcar - produto da cana originária da Nova Guiné - fora, de início, um artigo caríssimo, usado para presentear reis e registrado testamentos monárquicos. Na Idade Média, era vendido apenas em farmácias, como artigo medicinal. E, literalmente, a peso de ouro: em 1440, uma arroba (15 quilos) de açúcar valia 18,3 gramas do metal. Embora em 1501 esse preço tivesse despencado para dois gramas de ouro por arroba, o plantio e especialmente o comércio do açúcar era excelente negócio. Negócio que, desde a descoberta dos Açores e da Madeira, no século XV, passou a interessar os portugueses, principalmente depois que o infante D. Henrique importou as primeiras mudas da Sicília e mandou plantá-las nas ilhas.
BUENO, Eduardo. Brasil: uma história: cinco séculos de um país em construção. São Paulo: Leya, 2010. p. 47. (Fragmento)
Um dos principais produtos da economia colonial, o açúcar, foi introduzido nos séculos anteriores no mercado europeu. Aponte quais fatores foram determinantes para que os portugueses optassem pela produção do açúcar no território colonial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Para desenvolver a produção do açúcar, os portugueses utilizaram nos engenhos a mão de obra escrava, os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, posteriormente foi utilizada a mão de obra escrava africana, o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamente com os engenhos de açúcar.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás