Leia o texto a seguir.
Hong Kong lança milionário plano contra a poluição, mas pede ajuda à China
Hong Kong investirá US$ 1,5 bilhão na luta contra a poluição (...).
A antiga colônia britânica compartilha o mesmo ar que o delta do rio Pérola, uma região na habitada por 50 milhões de pessoas e onde se concentra uma das maiores atividades industriais do mundo.
[...] um estudo recente produzido pelo Greenpeace mostrou que a qualidade do ar em Hong Kong está relacionada à morte de 3.600 pessoas e quatro mil casos de asma infantil em 2011.
Um novo estudo realizado pela Universidade Politécnica de Hong Kong divulgado recentemente ressalta a correlação entre doenças pulmonares nas crianças e a poluição do tráfego urbano.
[...]
No que compete a Hong Kong, [Christina] Loh [subsecretária do Meio Ambiente] se referiu ao tráfego urbano como a principal fonte de poluição ambiental, causada em parte pelo envelhecimento da frota de ônibus e caminhões que circulam pela cidade.
[...]
Hong Kong também está tentando promulgar uma legislação para limpar suas águas, reforçando as leis para que os veículos marítimos de maior carga que desejem atracar no porto da cidade devam empregar combustível mais limpo em um prazo de dois anos.
[...]
Cerca de 23% da energia consumida por Hong Kong é nuclear, outros 23% do carvão e o resto de usinas de gás.
Loh também disse que há planos para atacar a excessiva produção de resíduos, principalmente de comida, que gera 3.600 toneladas diárias.
O objetivo do governo é reduzir esta quantidade em 40% para 2022, após a confirmação de que os lixões da cidade irão saturar a partir de 2020.
HONG Kong lança milionário plano contra a poluição, mas pede ajuda à China. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2016.
De acordo com o texto e o conteúdo estudado, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(A)
Do ponto de vista ambiental, a grande frota de veículos é uma preocupação para as autoridades de Hong Kong, tendo em vista a quantidade de CO2 emitida por ela.
Verdadeiro Falso
(B)
A grande quantidade de lixo produzida e a poluição hídrica em Hong Kong são questões urgentes, mas não recebem a devida atenção do governo local, que se ocupa em realizar projetos visando apenas à redução da poluição atmosférica.
Verdadeiro Falso
(C)
Para controlar a poluição, Hong Kong proibiu o uso de fontes de energia consideradas “sujas”, como a queima de combustíveis fósseis.
Verdadeiro Falso
(D)
Segundo estudos recentes, a baixa qualidade do ar em Hong Kong pode ser considerada uma questão de saúde pública, já que está relacionada a milhares de mortes e doenças.
Verdadeiro Falso
(E)
Para reduzir a poluição emitida pelos veículos, o governo implementou diversas medidas, entre elas, a instalação de sensores que detectam se os automóveis estão emitindo poluentes acima do nível estipulado pela legislação.
Verdadeiro Falso
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A é verdadeira, pois é o primeiro ponto elencado pelo texto, a primeira das preocupações do governo.
B é falsa, pois o governo pretende reduzir em 40% a quantidade gerada de lixo em Hong Kong até 2022.
C é falsa, pois o governo não proibiu, por exemplo o uso de usinas à carvão, que poluem.
D é verdadeira, pois a alta poluição do ar implica na piora dos quadros de saúde e doenças respiratórias diversas, o que acaba implicando em mortes.
E é falsa, pois apesar do texto afirmar que há uma preocupação com o tema, esta medida específica não é explicitada.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás