Leia o texto a seguir.
Grande parte da crítica literária considera que A Relíquia foge um pouco ao gênero do romance realista, so- bretudo por conta do episódio fantástico que ocorre no meio do livro, quando Teodorico, em sua viagem para Jerusalém, vive uma espécie de retorno para o passado e assiste pessoalmente a todo o sofrimento de Jesus Cristo, descobrindo que não ressuscitou, e sim morreu de fato. O restante da trama do romance é marcado por uma linguagem e ações realistas, com críticas severas à Igreja, à corrupção, à manipulação da boa-fé dos indivíduos, à desfaçatez do homem capitalista do século 19, que não valoriza mais nada além de dinheiro e prestígio social, sem qualquer princípio ético. O autor narra em um tom muito leve e divertido, que ganha facilmente a simpatia do leitor. O tema é a questão central da construção de verdades religiosas, sociais e políticas, que estão na pauta do nosso dia a dia.
Comentários do Professor Doutor Helder Garmes a respeito de A Relíquia para o Jornal da USP. Disponível em: .
a) Por que, segundo o autor, “Grande parte da crítica literária considera que A Relíquia foge um pouco ao gênero do romance realista”? Explique, segundo as características do Realismo.
b) É possível afirmar que o final da narrativa reflete sobre a “construção de verdades religiosas”? Explique, levando em conta o desfecho do romance.
Soluções para a tarefa
O exercício é sobre interpretação de texto
Interpretar um texto é entender o que o autor quis dizer nas linhas e entrelinhas que escreveu
.
Algumas dicas sobre interpretação de texto:
- Leia sempre, o hábito da leitura constrói um bom interpretador de texto
- Leia as perguntas primeiro, assim você já lê o texto focada no assunto
- Procure no dicionário as palavras que você não entendeu
- Leia o texto quantas vezes for preciso
- Faça um resumo do texto
- Converse com as pessoas sobre o texto
Vamos ao exercício
a) Por que, segundo o autor, “Grande parte da crítica literária considera que A Relíquia foge um pouco ao gênero do romance realista”? Explique, segundo as características do Realismo.
Porque existe um elemento de romance realista fantástico no livro: so- bretudo por conta do episódio fantástico que ocorre no meio do livro, quando Teodorico, em sua viagem para Jerusalém, vive uma espécie de retorno para o passado e assiste pessoalmente a todo o sofrimento de Jesus Cristo, descobrindo que não ressuscitou, e sim morreu de fato.
Isto foge das características do realismo, as quais são Oposição aos ideais românticos , Retrato fidedigno da realidade , Busca do objetivismo , Cientificismo e materialismo ,Veracidade e contemporaneidade , Linguagem descritiva e detalhada , Temas urbanos, sociais e cotidianos ,
Crítica aos valores burgueses e instituições sociais , Denúncia social ,
Personagens comuns e não idealizados , Aprofundamento psicológico das personagens .Romances de caráter documental
b) É possível afirmar que o final da narrativa reflete sobre a “construção de verdades religiosas”? Explique, levando em conta o desfecho do romance.
Teodorico se torna um crítico contumaz da igreja e vê que não existem verdades religiosas, só lamenta não ter falado para a tia que a camisa pertencera a Santa Maria Madalena e por isso ter perdido toda a fortuna.
Reprimido, Teodorico Raposo entrega aos leitores suas estratégias, visões, conflitos de um flaneur oprimido e acanhado, como oprimida e acanhada era a própria Lisboa de Eça, quando comparada a Paris de Baudelaire.
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/27504021
Sucesso nos estudos!!!