ENEM, perguntado por BruninhaDanna4251, 9 meses atrás

Leia o texto a seguir. Fernão Lopes deve ser estudado sob dois aspectos que se complementam perfeitamente: como historiador e como artista. Ele tinha um compromisso com a ver- dade histórica. Isso o conduz a uma imparcialidade na análise dos fatos, bem como a uma severa investigação das fontes, chegando mesmo a fazer crítica histórica ao discutir a veracidade das fontes. A visão histórica de Fernão Lopes afasta-se da herança medieval da nar- ração dos acontecimentos palacianos; apesar de ser chamado de "o historiador da Revolução de Avis", sua visão dos fatos não é regiocêntrica (o rei como centro de todos os acontecimentos), chegando mesmo a criticar certas atitudes dos reis. A esse respeito, assim se ma- nifesta Antônio José Saraiva no primeiro volume de sua História da cultura em Portugal: "Fernão Lopes sai fora desta regra geral [...] pela audácia com que arranca as máscaras e os mantos enganadores para nos dar, em vez de reis, príncipes ou cavaleiros, homens de carne e osso. Várias clas- ses sociais, múltiplos aspectos da vida atraíram a sua penetrante observação e, mais do que a observação, a compreensão." Dessa forma, o cronista nos dá uma visão de conjunto da sociedade portuguesa da épo- ca, analisando os mais variados setores que a com- punham, ressaltando principalmente a importância dos fatores econômicos e a participação do povo, a quem tratava de "arraia-miúda" ou "barrigas-ao-sol". A par dos méritos de historiadores, Fernão Lopes nos aparece com outro valor: era um verdadeiro artista literário, redigindo em estilo simples (apesar do portu- guês arcaico), com amplo domínio das palavras. Cer- tas narrações aproximam-se muito da técnica novelís- tica, constituindo quase uma conversa com o leitor, ao mesmo tempo em que traçam excelentes quadros de comportamento e perfis humanos de D. João, D. Leonor Telles, D. Fernando, D. Pedro I, todos com suas ambi- ções e fraquezas, atos de bravura e covardia. Disponível em: segunda-epoca-do-medievo-humanismo.html>. Com base no texto, assinale a alternativa correta a respeito de Fernão Lopes. a A poesia de Fernão Lopes ficou muito conhecida, pois tais poemas eram feitos para serem declama- dos nos palácios. B As crônicas de Fernão Lopes serviram de influên- cia, posteriormente, para Luís Vaz de Camões em suas obras líricas. c Fernão Lopes é conhecido como o maior cronista da época, tendo feito relatos vivos, buscando, inclu- sive, fontes populares para a escrita de seus textos. D O teatro de Fernão Lopes ficou conhecido por suas críticas objetivas e diretas à sociedade portuguesa da época. e Os poemas de Fernão Lopes buscavam conter uma verdade histórica, transmitida por um eu lírico masculino e sonhador.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
13

A alternativa correta a respeito de Fernão Lopes C) Fernão Lopes é conhecido como o maior cronista da época, tendo feito relatos vivos, buscando, inclu- sive, fontes populares para a escrita de seus textos.

No que diz respeito a sua escrita como cronista, herdou tradições clássicas, mas diferencia-se dos seus antecessores pois dava importancia a analise critica da historia e a comprovacao documental dos eventos, ou seja, ou cronica objetiva e factual, excluindo a parcialidade, os exageros e as lendas.

Fernao Lopes tambem mostrou o povo, os plebeus, tambem como protagonistas da historia, por isso e considerado como um renovador do genero que pertencia, o da cronica historica, um dos fundadores da historiografia cientifica e o fundador da historiografia portuguesa.

Era um homem extremamente erudito, de uma grande sensibilidade, e de um estilo literario unico, baseado no universo popular, misturando com referencias eruditas, o que fez com que se tornasse a figura mais importante da literatura portuguesa medieval.

Respondido por gianlucarate
8

Resposta:

Letra C)

Explicação:

Perguntas interessantes