Leia o texto a seguir, extraído de um romance histórico recente.
“Mas não é apenas bom para os senhores e mercadores, é uma providência também para gente como seu pai, que não tem muita terra, mas tem alguns animais: na cidade chega gente que precisa dele e paga com metal sonante e não outras mercadorias em troca, e não sei se compreende o que quero dizer, se toma dois frangos por três coelhos mais cedo ou mais tarde terá que comê-los senão envelhecem, enquanto duas moedas se escondem sob onde dorme e continuam boas dez anos mais tarde, e se quiser continuam lá mesmo que inimigos entrem na casa.”
ECO, Umberto. Baudolino.
A partir da leitura, é possível afirmar que a fala da personagem expressa uma mentalidade
A
típica da ruralização medieval, em que as cidades aparecem como complemento do modo de vida do campo e local de encontro entre as pessoas.
B
fundada na defesa do modo de vida das cidades, intimamente articulada ao desenvolvimento do comércio e às possibilidades de enriquecimento.
C
religiosa medieval, onde o lucro é abençoado como forma de garantir a subsistência da comunidade e visto como atividade natural.
D
em extinção no período da Baixa Idade Média, com o fracasso das iniciativas urbanizadoras do período em toda Europa ocidental.
E
particularmente forte entre os Cruzados e que levaram à fundação de inúmeras cidades cristãs no Oriente, como, por exemplo, Constantinopla.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Letra B
Explicação:
Fundada na defesa do modo de vida das cidades, intimamente articulada ao desenvolvimento do comércio e às possibilidades de enriquecimento.
Faz parte das ideologias comerciais, mais tardar, capitalistas a existência de uma moeda para que seja extinto o escambo.
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás