Sociologia, perguntado por RaideZ, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir, escrito por Max Weber (1864-1920), que reflete sobre a relação entre ciência social e verdade:
“[...] nos é também impossível abraçar inteiramente a seqüência de todos os eventos físicos e mentais no espaço e no tempo, assim como esgotar integralmente o mínimo elemento do real. De um lado, nosso conhecimento não é uma reprodução do real, porque ele pode somente transpô-lo, reconstruí-lo com a ajuda de conceitos, de outra parte, nenhum conceito e nem também a totalidade dos conceitos são perfeitamente adequados ao objeto ou ao mundo que eles se esforçam em explicar e compreender. Entre conceito e realidade existe um hiato intransponível. Disso resulta que todo conhecimento, inclusive a ciência, implica uma seleção, seguindo a orientação de nossa curiosidade e a significação que damos a isto que tentamos apreender”.

(Traduzido de: FREUND, Julien. Max Weber. Paris: PUF, 1969. p. 33.)



Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, para Weber:

a.
A ciência social, por tratar de um objeto cujas causas são infinitas, ao invés de buscar compreendê-lo, deve limitar-se a descrever sua aparência.

b.
A ciência social revela que a infinitude das variáveis envolvidas na geração dos fatos sociais permite a elaboração teórica totalizante a seu respeito.

c.
O conhecimento nas ciências sociais pode estabelecer parcialmente as conexões internas de um objeto, portanto, é limitado para abordá-lo em sua plenitude.

d.
Alguns fenômenos sociais podem ser analisados cientificamente na sua totalidade porque são menos complexos do que outros nas conexões internas de suas causas.

e.
O obstáculo para a ciência social estabelecer um conhecimento totalizante do objeto é o fato de desconsiderar contribuições de áreas como a biologia e a psicologia, que tratam dos eventos físicos e mentais.

Soluções para a tarefa

Respondido por liviaabreu68
64

Resposta:C.

O conhecimento nas ciências sociais pode estabelecer parcialmente as conexões internas de um objeto, portanto, é limitado para abordá-lo em sua plenitude.

Explicação:

A perspectiva sociológica weberiana não compreende a ciência como ferramenta ilimitada de conhecimento sobre o social. Pelo contrário, reconhece a impossibilidade de reconstrução integral da realidade, haja vista que o pesquisador por mais dedicado que seja, mesmo procurando ao máximo ser objetivo, é um indivíduo portador de subjetividades que se concretizam no seu modo de trabalhar a análise científica. Um dado fenômeno pode ter causas e sentidos diversos, cuja apreensão total pelo cientista é impossível.


vicrstudies: Pq n seria a A?
Respondido por gansterfemi
1

Resposta:

Resposta:C.

O conhecimento nas ciências sociais pode estabelecer parcialmente as conexões internas de um objeto, portanto, é limitado para abordá-lo em sua plenitude.

Explicação: A perspectiva sociológica weberiana não compreende a ciência como ferramenta ilimitada de conhecimento sobre o social. Pelo contrário, reconhece a impossibilidade de reconstrução integral da realidade, haja vista que o pesquisador por mais dedicado que seja, mesmo procurando ao máximo ser objetivo, é um indivíduo portador de subjetividades que se concretizam no seu modo de trabalhar a análise científica. Um dado fenômeno pode ter causas e sentidos diversos, cuja apreensão total pelo cientista é impossível.

Perguntas interessantes