Leia o texto a seguir. Em seguida, faça o que se pede.
Palestina diz que vai se declarar um Estado se Israel anexar Cisjordânia A Palestina anunciou nesta terça-feira, 9 [jun. 2020], que ira se autoproclamar um Estado independente se o novo governo de Israel seguir adiante com o plano ela- borado junto aos Estados Unidos, para a anexação dos territórios palestinos ocupados ilegalmente após a guer- ra de seis dias, em 1967. O primeiro-ministro palestino, Mohammed Shtayyeh, descreveu o plano israelense como uma "ameaça exis- tencial" a décadas do esforço diplomático internacional em conquistar um tratado que possibilite a coexistência dos dois lados. "O que nós queremos é que Israel sinta a pressão in- ternacional" ao tentar anexar os territórios ocupados. "Pela primeira vez, os europeus estão discutindo sanções contra Israel a nosso pedido", disse Shtayyeh. [...] Os territórios ocupados militarmente por Israel são considerados ilegais pela comunidade internacional des- de 1967. Israel, por outro lado, envia colonos para os ter- ritórios ocupados na Cisjordânia e incentiva a construção de assentamentos, também considerados ilegais. [...] Palestina diz que vai se declarar um Estado se Israel anexar Cisjordânia.
a) Explique o histórico do conflito citado no texto.
b) Pesquise os termos do plano elaborado por Esta- dos Unidos e Israel no início de 2020 para um possível acordo de paz entre israelenses e pales- tinos. Em seguida, converse com os colegas sobre os termos da proposta. Na opinião de vocês, esse plano poderia resolver o conflito entre Israel e Palestina?
ALGUÉM ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS
Soluções para a tarefa
a)O histórico mais recente de conflitos na região, está relacionado à criação do Estado de Israel, no ano de 1948.
A região que naquele contexto, era habitada por povos árabes, viram na chegada do grande número de judeus, após a perseguição ocorrida em países europeus principalmente após o holocausto, uma ameaça ao seu território.
Com o apoio da ONU, no ano de 1947, foi realizada uma proposta de partilha da região que não foi aceita pelos povos árabes, o que deu início a vários conflitos na região que permanecem até os dias atuais.
b)Os principais termos elaborados por Estados Unidos e Israel no ano de 2020, para um acordo de paz entre israelenses e palestinos previam:
- Jerusalém seria a capital indivisível do Estado de Israel;
- A Palestina teria como capital a cidade de Jerusalém Oriental;
- Ajuda econômica para a Palestina e previsão de aumento do território palestino;
- Os palestinos deveriam reconhecer os territórios ocupados por Israel;
- Com o reconhecimento do território pelos palestinos, Israel suspenderia a construção de novas colônias por 4 anos.
O conflito entre Israel e Palestina
O conflito entre israelenses e palestinos são um dos mais sensíveis do Oriente Médio e ocorre há décadas e os acordos de paz apresentados não são capazes de contemplar os interesses de ambos os povos.
A região continua a ser uma das áreas de maior tensão em todo o mundo e a paz para a região está longe de se concretizar.
Aprenda mais sobre o conflito entre Israel e Palestina em: https://brainly.com.br/tarefa/3736870
#SPJ1